Existe uma infinidade de questões relativas às Escrituras Sagradas de todos os povos. Mas como a maioria de nós está inserida na Tradição Ocidental, devemos nos ater só ao Antigo e Novo Testamento.
É dito por sábios de diversas épocas, que quanto mais próxima a nascente, mais cristalina será a água do rio. Portanto, para respondermos certas questões, devemos ira a fonte, sem no entanto nos esquecermos que toda corrente d'água recebe muitos afluentes em seu curso, até que este amalgama de correntes se tornem UM no GRANDE MAR.
Afirma-se que a "Antiga Tradição Mística dos Hebreus"possui três Escrituras: O Livro da Lei dos Profetas formado de Cinco Livros (O Pentateuco) que conhecemos como sendo o Antigo Testamento; o Talmude, ou coleção de Comentários eruditos sobre aquele e a Cabala (ou Q(a)B(a)L(a)H) ou interpretação mística do mesmo Livro. Desses três livros, dizem os rabinos que o primeiro é o corpo da Tradição, o segundo sua Alma racional e o terceiro o seu Espírito Imortal. Alguns homens lêem com proveito o primeiro os eruditos estudam o segundo mas o sábio medita sobre o terceiro.
Para melhor entendimento desse pequeno trabalho é necessário dar aqui um sumário bastante tosco das regras e métodos da exegese bíblica. Nesta minha exposição, peço desculpas por qualquer omissão, pois o assunto é um extenso e complexo campo e difícil de se condensar.
Estes três métodos de interpretação são:
A - O literal - simples exposição histórica e o corpo da Lei;
B - Hamilético - elucidações morais, espirituais e princípios racionais da Bíblia;
C - Cabalístico - revelação de segredos místicos e práticas.
Os princípios gerais da Cabala seguem concisas regras estabelecidas por rabinos entre 422 a.c. e 400 d.c. Nos finais do séc. XIII, por volta de 1280, começou a circular na Espanha um texto hebraico (manuscrito) escrito pelo Rabino Moisés de Leon. Esta obra, o SEPHER há ZOHAR (O Livro dos Esplendores) sacudiu a intelectualidade européia tanto de judeus quanto de cristãos, durante os sécs XIV, XV e XVI. Este livro se converteria na magna obra da Cabalah e do Misticismo Judaico. Uma análise histórica da Cabalah pode ser , portanto, iniciada do Zohar como ponto de referência e descrever toda a produção literária cabalística, o ensino da doutrina e das pessoas envolvidas antes da publicação desta obra e a seguir, todos os eventos após seu aparecimento. Entre os mais conhecidos estudiosos da Cabalah poderíamos citar: Pico de Mirandola, Guilhermo Postel, Robert Fludd e mais recentemente M. Elliade, Dr. Encause, Max Muller, A.E. Waite, MacGregor Mathers, Crowley etc.
A Cabalah divide-se em quatro principais ramos de estudo:
1 - Cabalah prática;
2 - Cabalah literal;
3 - Cabalah não escrita;
4 - Cabalah dogmática.
A Cabalah literal que se divide por sua vez em três partes:
1 - GMTRIA (Gematria)
2 - NVTRIQVN (Notaricon)
3 - ThMVRH (Temurah)
Gematria - Baseia-se no valor numérico relativo das palavras (não esquecer que as letras hebraicas também são números - ao final do trabalho daremos estes valores). Palavras de iguais valores numéricos são consideradas como explicativas umas das outras e a teoria também se estende às frases. Assim como exemplo temos a letra ShIN valor 300, número equivalente ao valor numérico da palavra RVCh ALHIM, Ruach Elohim, o Espírito de Elohim. A letra Shin é, portanto, um símbolo do Espírito de Elohim (repare que o desenho da letra possui três flamas). Temos R=200, V=6, Ch=8, A=1, L=30, H=5 ou Y=10, M=40 donde 200+6+8+1+30+5+10+40=300. Similarmente temos AchD, Achad (Unidade), UM e AHBH, Ahebah (Amor) têm o mesmo valor numérico 13.
AchD - A=1, Ch=8, D=4 (1+8+4=13)
AHBH - A=1, H=5, B=2, H=5 (1+5+2+5=13)
Isto quer significar que Amor é Unidade. Existe infinito número de exemplos. Note-se também que a palavra (ou Nome) IHVH tem valor (10+5+6+5=26) que é o dobro de 13. este é um assunto que pretendemos estudar em outro trabalho.
Notaricon - a palavra deriva-se do latim "Notarius", escrita resumida. Existem duas formas de Notaricon: na primeira forma, todas as letras de uma palavra qualquer torna-se a inicial ou abreviação de outra palavra, assim das letras de uma palavra, uma sentença será formada. Tomemos com exemplo a palavra BRAShITh, Berashith, a primeira palavra do Gênesis. Com ela formamos: BRAShITh RAH ALHIM ShIQBLV IShRAL ThVRH (Berashith Rahi Elohim Shyquebelo Israel Torah). "No princípio Elohim disse que Israel aceitaria a Lei". Este é o mesmo processo de um acróstico, por exemplo: a palavra "peixe" em grego ICHTHYS forma (I) esus (Ch) restos (Th) eos (Y)us (S) oter, "Jesus Cristo Filho de Deus Salvador". Aqui também temos o porque do peixe ter sido o símbolo original dos cristãos.
O Notaricon em sua fórmula é o reverso da primeira. Nesta fórmula as iniciais ou finais ou ambas ou as letras médias de uma sentença são tomadas para formar uma outra palavra ou palavras. Assim, a Cabalah chama-se ChKMh NSThRH, Chokmah Nestorah, "Sabedoria Secreta". Se utilizarmos as iniciais destas duas letras finais e iniciais das palavras MI IOLH LNV HShMIMH (Mi laulah Leno Há-Shamayimah (Que nos levará aos céus? - Deut. XXX,12) formamos MILH, Milah, "circuncisão" e IHVH, o Tetragrammaton aí inserido, implica que Deus ordenou circuncisão como um caminho para os céus.
Temurah - significa Permutação. De acordo com certas fórmulas, uma letra é substituída por outra precedente ou seguinte no alfabeto, desta forma outra palavra de ortografia totalmente diferente da primeira é formada. A mais usada fórmula para esta operação é chamada ALBTh. Neste caso, nós dividimos o alfabeto ao meio (O Alfabeto hebraico possui 22 letras) colocando uma parte abaixo da outra assim:
K I T Ch Z V H D C B A
M N S O P Tz Q R Sh Th L
O nome desta fórmula é tirado dos seis pares de letras iniciais ALBTh. Assim, usando esta fórmula, a palavra RUACh, Ruach, Espírito ou Alento Divino, forma DtzO. Existem mais três métodos de Temura mas raramente são usados.
Agora vamos ao que nos interessa neste artigo: a mudança de Nome de Abraham e Sarah. Á primeira vista nos parece ser um ato bastante ilógico ou mesmo fútil. Em primeiro lugar, devemos observar que todas as Tradições do Oriente Médio, sejam judaicas ou islâmicas, consideram Abraham como o pai de todas aquelas nações e religiões ali existentes. Isto é confirmado quando vemos na Tradição Islâmica que o nome IBRAHIM é sinônimo de Imaum, o Grão Sacerdote, o mesmo significado do pérsico Pishva, ou Soberano Pontífice. De certa forma isto nos leva a considerar a hipótese de que Abraham não é um nome pessoal mas um título de honra: (Abraham) quer dizer "PAI DE UMA MULTIDÃO", enquanto (ABRM), "PAI DE ELEVAÇÃO". Isto também pode ser considerado em adição a outras tantas explicações que AB é Pai em hebraico e RAM é Sol, surge como uma outra forma de título honorífico. Entretanto existe um mais profundo significado quando vemos que ao mudar o nome de ABRAM para ABRHAM Deus apenas acrescentou UMA LETRA, a letra "He". Esta letra é simbólica da total manifestação, o Alento Divino, sendo Mãe de Todas as Coisas. Repare que se tirarmos a letra IOD da Palavra IHVH resta-nos HVH, isto é, EVA. A letra "He" representa como já dito acima, manifestação. É a letra que para ser pronunciada você tem que aspirar o ar, isto é, respirar, tomar alento e a manifestação da vida está na respiração. Veja que todos os nomes de Deus apresentados no Antigo Testamento tem um "H", exceto Aquele Nome representando o Imanifestado (AL ou EL).
Eheieh, Jehovah, Elohim, Elohim Gibor, Aloah Va Daath, Tzabaoth, Elohey, Shaddai El Chai, Adonai Malech.
Diz a lenda que quando o "He"apresentou-se diante de Deus - Bendito seja o Seu Nome - para seu "trabalho" na Criação Universal, lhe foi dado constituir juntamente com a letra Vau (V ou U) e o Yod (I ou Y), o Sagrado Nome IHVH e consagrar-se esta função santa por excelência. O "He" é o símbolo do sopro. É a Vida expressa no alento. A palavra He (He +Aleph) que deu seu nome a letra, é uma interjeição significando "eis aqui".
No nome Abrm não existe o He, assim então, Deus inseriu uma das letras He de seu Nome nele, tornando-se Abrham e a outra Sarai (Shin+Resh+Yod) que passa a ser SRH (Shin + Resh+He). Então o casal antes estéril (sem o sopro divino) torna-se fecundo: Sarai (Nobilidade) torna-se Sarah Princesa (uma jovem fecundidade). Abrm (Pai de Elevação) torna-se Abrham (Pai de Multidão) isto é, o Pai de todo povo de Israel.
Obs: chamamos atenção para o fato de que o hebraico escreve-se da esquerda para direita.