A.·. A.·.
Menu » Probacionista » Ensaios » Therion
A+-
Probacionista

ensaios dos membros - Therion

O VERDADEIRO SENTIDO DOS RITOS & CERIMÔNIAS

Ritos e Cerimonias

Coke e eu conseguimos assistir a dança de ciganos que viviam em cavernas fora da cidade; lá fiz um estudo elaborado do momento. As danças eram o tango - um pouco diferente daquele com que estamos acostumados - o fandango, a civil gitana, o soleario gitana, o cachusa gitana, o morongo, as sirrillas, o baile de la flor, o baile de la bosca e o baile de la bona.

Seria um erro dizer, secamente, como tende a ciência, que toda dança simboliza paixão. Sempre me irrito com estudos incompletos. Este foi o grande erro de Freud. Quando ele diz, corretamente, que os sonhos são fantasmas de repressão sexual, a dúvida ainda permanece: qual o desejo sexual do fantasma? Para mim isso é uma das maneiras de se expressar a fórmula da criação. É a mesma coisa com a química: um homem e uma mulher que se unem tem como resultado uma criança, que é totalmente diferente deles apesar de formada por suas partes. Apenas a combinação de hidrogênio e cloro produz ácido clorídrico. Eles são gases; em temperatura ambiente são líquidos. Nenhuma das suas reações químicas são idênticas as dos seus formadores. De várias modos o fenômeno é análogo , mas a essência dessa semelhança está na fórmula Cabalista de Yod, Hé e Vau.

Consegui eliminar o perigo da obsessão pelo sexo da seguinte forma: eu me recuso a admitir que ela é a verdade última. A ciência, falhando em seguir as minhas idéias, destrói o conceito de religião e a afirmação de que a humanidade é diferente dos outros mamíferos. A demonstração do antropólogo, de que todos os rituais religiosos são celebrações da energia reprodutiva da natureza é inegável, mas eu, aceitando isso, posso ainda dizer que esses ritos são inteiramente espirituais. A forma deles é sexual devido apenas ao fenômeno da reprodução ser o mais universalmente entendido e pungentemente apreciado de todos. Eu acredito que, quando essa idéia for aceita, a humanidade será capaz de olhar com mais boa vontade os ritos cerimoniais. Eu mesmo construí alguns onde assumo que o entusiasmo religioso é sexual em sua essência.

Não vou parar por aqui. Afirmo que a excitação sexual não passa de uma degradação do êxtase divino. Eu, dessa forma, prendo os cavalos selvagens da paixão humana a carruagem do Sol Espiritual. Eu dei a esses cavalos asas e a humanidade não precisa mais viajar penosamente sobre a terra, sacudindo a cada imperfeição de sua superfície, podendo agora fazê-lo através do éter ilimitado. Não é apenas uma questão de cerimônias em si; eu insisto para que, na vida cotidiana, os homens não voltem as suas paixões para fins quaisquer, relaxando e assim descendo ao nível de outros animais, ou represá-las criando neuroses. Cada pensamento, palavra e ação devem ser conscientemente devotados ao serviço da grande obra. "Portanto, quer comais quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus".(1)

Eu encontrei esses ciganos em Granada. O cenário era extremamente romântico. O fardo de suas vidas caiu sobre os ombros do poeta. Senti que o irresistível e espontâneo curso do amor só existe quando a beleza da forma humana e do resto da natureza estão harmonizados automaticamente. Essa foi uma daquelas experiências que vem aos poetas mais românticos e , mesmo assim, poucas vezes em uma década.


Confessions of Aleister Crowley - Cap. 61

Traduzido por Frater Keron-E.


1 - 1 Coríntios 10:31

topo