TEOREMAS
I. O mundo avança em virtude do aparecimento de Cristos (gênios).
II. Cristos (gênios) são homens com superconsciência da mais alta ordem.
III. A Super-consciência da mais alta ordem é obtida por métodos conhecidos. Portanto, utilizando a quintessência dos métodos conhecidos, induzimos o mundo a progredir.
ESSÊNCIA DO MÉTODO
I. A Teologia é impalpável, pois igualmente Buda e Santo Inácio foram Cristos.
II. Moralidade é impalpável; pois igualmente Sócrates e Maomé foram Cristos.
III. A Superconsciência é um fenômeno natural; suas condições, portanto, devem ser procuradas mais propriamente nos atos do que nas palavras daqueles que a atingiram. Os atos essenciais são retiro e concentração - como ensinado pela Yoga e pela Magia Cerimonia
ERROS DOS MÍSTICOS
I. Visto que a verdade é supra-racional, ela é incomunicável na linguagem da razão.
II. Por conseguinte todos os místicos têm escrito absurdos, e o que eles têm escrito de razoável é em grande parte falso.
III. Contudo, como um calmo lago produz uma reflexão mais verdadeira do sol do que uma torrente, aquele cuja mente é mais bem equilibrada irá, se ele se tornar um místico, se tornar o melhor místico.
O MÉTODO DO EQUILÍBRIO
I. AS PAIXÕES ETC
I. Desde que a verdade final da teleologia(1) é desconhecida, todos os códigos de moralidade são arbitrários.
II. Assim sendo, o esdutante não tem qualquer interesse na ética em si.
III. Ele é, por conseguinte, livre para cumprir o seu dever naquela circunstância de vida para qual Deus se agradou em chamá-lo.
II. A RAZÃO
I. Desde que a verdade é supra-racional, qualquer declaração racional é falsa.
II. Que o estudante então contradiga cada proposição que se apresenta a ele.
III. Sendo as idéias racionais assim expulsas da mente, haverá espaço para a apreensão da verdade espiritual. Deve-se notar que isto não destrói a validade dos raciocínios em seus próprios níveis.
III. O SENSÓRIO Espiritual
I. Sendo o homem um ser finito, ele é incapaz de apreender o infinito. Nem a sua comunhão com o ser infinito (verdadeiro ou falso) pode alterar este fato.
II. Que o estudante contradiga cada visão e se recuse a apreciá-la; primeiro, porque certamente existe uma outra visão possível de precisa natureza contraditória; em segundo lugar, porque, ainda que ele seja Deus, ele é também um homem sobre um planeta insignificante. Sendo assim equilibrado lateralmente e verticalmente, é possível que, quer pela afirmação ou negação de todas essas coisas em conjunto, ele pode atingir o supremo transe.
IV. DO RESULTADO
I. Transe é definido como a ek-estase(2) de uma determinada região do cérebro, causada pela meditação sobre a idéia correspondente a ele.
II. Que o estutante, por essa razão, tenha cuidado para que não haja nesta idéia nenhum traço de imperfeição. Ela deve ser pura, equilibrada, calma, completa, ajustada de todas as maneiras para dominar a mente, conforme ela queira. Exatamente como na escolha de um rei que será coroado.
III. Assim, irão os decretos deste rei ser justos e sábios como ele era justo e sábio antes de ter sido feito rei. A vida e o trabalho do místico irão refletir (ainda que vagamente) a força orientadora suprema do místico, o mais alto transe que ele tenha atingido.
YOGA E MAGIA
I. Yoga é a arte de unir a mente com uma única idéia. Ela tem quatro métodos.
Gnana-Yoga. União pelo Conhecimento.
Raja-Yoga. União pela Vontade.
Bhakta-Yoga. União pelo Amor.
Hatha-Yoga. União pela Coragem.
Adicione Mantra-Yoga. União através do Discurso.
Karma-Yoga. União através do Trabalho.
Estes são unidos pelo supremo método do Silêncio.
II. Magia Cerimonial é a arte de unir a mente a uma única idéia. Ela tem quatro métodos.
A Santa Qabalah. União pelo Conhecimento.
A Sagrada Magia. União pela Vontade.
Os Atos de Adoração. União pelo Amor.
Os Ordálios(3). União pela Coragem.
Acrescente As Invocações. União através do Discurso.
Os Atos de Serviço. União através do Trabalho.
Estes são unidos pelo método supremo do Silêncio.
III. Se esta idéia for qualquer outra que não a Suprema e Perfeita idéia, e o estudante perder o controle, o resultado é loucura, obsessão, fanatismo ou paralisia e morte (adicione o vício da tagarelice e ociosidade incuráveis), de acordo com a natureza da falha. Que então o estudante compreenda todas estas coisas, e combine-as em sua arte, unindo-as pelo método supremo da Ciência.
Traduzido por Frater S.V.A.T.I.
Notas do tradutor:
1 - Não confundir com ‘teologia’. Segundo o Houaiss: (Filosofia) qualquer doutrina que identifica a presença de metas, fins ou objetivos últimos guiando a natureza e a humanidade, considerando a finalidade como o princípio explicativo fundamental na organização e nas transformações de todos os seres da realidade; teleologismo, finalismo.
2 - Mestre Therion pode estar se referindo apenas a palavra êxtase ou realizando uma análise da palavra usando o termo estase, pois são parônimos. Segundo o Dicionário Houaiss:
- Êxtase:
1- estado de quem se encontra como que transportado para fora de si e do mundo sensível, por efeito de exaltação mística ou de sentimentos muito intensos de alegria, prazer, admiração, temor reverente etc.
2- absorção como uma idéia fixa, acompanhada de perda de sensibilidade e motricidade estado de quem se encontra como que transportado para fora de si e do mundo sensível, por efeito de exaltação mística ou de sentimentos muito intensos de alegria, prazer, admiração, temor reverente etc.
- Estase:
1- estagnação do sangue ou da linfa
2- incapacidade de agir; estado de impotência
3 - Vem de ordalium, teste para verificar, com a intervenção divina, se alguém havia transgredido as leis divinas. Hoje o termo é usado para designar provas ou testes iniciáticas, impostos ou auto-impostos.
Segundo o Dicionário Houaiss:
- Ordálio:
1 prova judiciária feita com a concorrência de elementos da natureza e cujo resultado era interpretado como um julgamento divino; juízo de Deus.
2 provação extrema; calvário