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ensaios dos membros - therion

Pranayama e Mantra Yoga

O elo entre a respiração e a mente será detalhadamente discutido na Segunda Parte deste livro, quando falarmos sobre a Espada Mágica; mas poderá ser útil se introduzirmos aqui alguns detalhes práticos.

Vários manuais hindus e os escritos de Zhuang Zi...

Zhang Zi (escrito Chuang Tsé antigamente - seguimos o sistema oficial de transliteração da República da China) foi o mais popular escritor taoísta chinês e considerado discípulo pessoal de Lao Zi (Lao Tse). Isto, porém, provavelmente não foi verdade. Zhuang Zi falava demais e frequentemente falsificava fatos históricos para servir aos seus apólogos.

...apresentam notáveis teorias sobre métodos de controlar a respiração e seus resultados. Mas neste nosso sistema cético em que seguimos o método científico, é melhor que nos contentemos com afirmações que a prática de qualquer pessoa possa comporvar.

Como a finalidade última da meditação é aquietar a mente, podemos considerar que uma aquietação de todas as funções corporais é uma medida preliminar útil. Isto já foi explicado no capítulo sobre Asana. Podemos mencionar aqui que alguns Yogis levam esse controle das funções corporais ao ponto de atrasar e praticamente parar as batidas do coração. Quer esta habilidade seja desejável ou não, ela é inútil ao principiante, portanto ele deve se esforçar, antes de mais nada, por tornar sua respiração muito lenta e muito regular. As regras paar esta prática são dadas em Liber CCVI.

Outra das Instruções oficiais da A.·. A.·. que serão publicadas em Apêndice a livro Quatro Parte III.

A melhor maneira de marcar o compasso do ritimo respiratório depois que alguma habilidade tenha sido adquirida usando um relógio para verificação é através do uso de um mantra. Os mantras agem sobre o pensamento de uma forma muito análoga àquela em que Pranayama age sobre a respiração. O pensamento é amarrado a um ciclo que se repete; quaisquer pensamentos que tentam se intrometer são repelidos pelo mantra da mesma maneira em que pedaços de barro são arremessados de uma roda em movimento: quanto mais rápida for a roda, mais difícil será grudar-se a ela o que quer que seja.

Esta é a maneira apropriada de praticar um mantra: pronunciemo-lo tão alto e tão lentamente quanto pudermos, dez vezes mais. A seguir, não tão alto e ligeiramente mais rápido, dez vezes mais. Continuemos este processo até não haver mais do que um rápido movimento de nosso lábios; este movimento deverá ser continuado com velocidade crescente e intensidade decrescente até que o murmúrio mental absorva por completo o murmúrio físico. O estudante estará agora completamente quieto, com o mantra correndo e seu cérebro; ele deve, no entanto, continuar a acelerar a velocidade até atingir seu limite...

Este limite é sempre pessoal e varia de praticante para praticante. "Tu nunca saberás o que é o bastante se não souberes o que é demasiado" (William Blake)

...no qual ele deverá persistir tanto tempo quanto puder. Então ele finalizará a prática invertendo o processo descrito acima.

Qualquer frase pode ser usada como um mantra e é possível que os hindus tenham razão quando dizem que para cada um de nós existe uma frase particular que dá o melhor resultado...

Tal frase expressa a Verdadeira Vontade da pessoa e tem que ser descoberta por cada pessoa por si mesma. Certos falsos "gurus" afirmam que podem dar a seus discípulos este Mantra chave. Desta maniera hipnotizam telepaticamente os incautos e os submetem à influência ou controle das correntes malsãs a que esses "gurus" pertencem. Um pretenso "Maharishi" recentemente angariou riso de dinheiro oferecendo um sistema de "meditação transcendental" que custa centenas de dólares, com a promessa de que cada participante aprenderia "seu mantra pessoal". Na realidade, o sistema é baseado no "tattwa" que corresponde ao signo zodiacal de nascimento dos participantes e há apenas quatro mantras que são distribuídos aos crédulos "discípulos". Mas como é recomendado a estes que mantenham o "seu" mantra sob o maior segredo, sob pena deste perder os seus "efeitos místicos", a maioria nem sabe que está sendo explorada e ficaria indignada se isto lhes fosse dito. É claro que o esperto "Maharishi" está riquíssimo.

... Algumas pessoas consideram que os mantras árebes do Corão, que soam tão líquidos, deslizam com demaisada facilidade, de forma que seria possível continuar um processo diverso de pensamento ao mesmo tempo em que se pronuncia o mantra, sem perturbar a execução deste (a idéia é meditar sobre o significado do mantra enquanto o pronunciamos). Talvez o estudante possa construir para si um mantra que represente o Universo em som, tal como o Pantáculo (veja-se a Parte II deste livro Quatro) representa o Universo em forma. Ás vezes um mantra pode ser "dado", isto é, ouvido de alguma forma inexplicável durante uma meditação. Certo estudante usou as palavras "E esforça-te por ver em todas as coisas a vontade de Deus". A outro, quando lutava por destruir pensamentos, vieram as palavras "Empurra para baixo", aparentemente referindo-se à ação dos centros inibidores que ele estava usando...

Não é necessário postular nem "Deus" nem "guru" em casos como este; frequentemente a frase expressa em linguagem um resumo de toda a experiência de controle psicossomático previamente adquirida por um indivíduo particular e assim atua a volição com as faculdades que a volição busca controlar.

...Empregando esta frase ele conseguiu o seu resutado.

O mantra ideal deve ser rítmico, poderíamos mesmo dizer musical; mas deve haver suficiente ênfase em alguma sílaba para auxiliar a faculdade da atenção. Os melhores mantras são os de comprimento mediano, pelo menos para os principiantes. Se o mantra é demasiado longo a gente tende a esquecê-lo, a não ser que se pratique muito e durante muito tempo. Por outro lado, os mantras de uma só sílaba, tais como Aum (1), saem um tanto às sacudidelas; perde-se o sendo de ritimo.

Eis aqui alguns mantras úteis:

1 - Aum. Aum é o som produzido ao expirarmos com força do fundo da garganta enquanto fechamos gradulamente a boca. Os três sons representam os Princípios Criador, Preservador e Destruidor. Existem muitos outros pontos sobre este mantra, suficientes para encher um volume.

2 - Aum Tat Sat Aum. Este mantra é puramente espondaico. Significa: "Ó aquela Existência! Ó! " Uma aspiração pela Realidade pela Verdade.

3 - Aum mani padme hum: dois troqueus entre duas cesuras. Significa: "Ó a Jóia no Lótus! Amém!" Refere-se a Buda e a Harpócrates, mas também ao simbolismo da Rosa-Cruz.

4 - Aum shivaya vashi: três troqueus. Nota-se que "shi" significa repouso, o aspecto absoluto (imanifesto) ou macho, da Deidade; "va" é energia, o aspecto manifestado, ou fêmea da Deidade. Este mantra portanto expressa o curso inteiro do Universo, do Zero através do Finito e de volta ao Zero. Dá o cliclo da criação. A Paz se manifestando como Poder, o Poder dissolvendo-se em Paz.

5 - Allah - as sílabas deste são acentuadas por igual com uma certa pausa entre elas e são usualmente combinadas por faquires com um movimento rítmico em vai-e-vem do corpo. Significa "Deus". Sua soma é 66 a soma dos 11 primeiros numeros.

6 - Húa állahú alázi ílla Húa - significa: "Ele é Deus e não existe nenhum outro Deus senão Ele".

Eis aqui alguns mantras mais longos:

7 - O famoso Gayatri:

Aum! tat savitur varenyam

Bhargo devasya dimahi

Dhiyo yo na pratyodayat.

Pronuncia-se em tetrâmetros trociacos. Significa: "Ó! meditemos estritamente na luz adorável daquela divina Savitri (o Sol interior, etc). Possa ela iluminar nossas mentes!"

Este mantra é recitado à Lua por telemitas, toda vez que esta é vista pela primeira vez em qualquer dia. Pseudo-ocultistas traduzem Savitri como substantivo masculino mas a palavra se refere à contraparte feminina de qualquer dos três membros"masculinos" da Trimurti (a Trindade Hindu: Brahma, Shiva e Vinshu). No caso de Shiva esta deusa é algumas vezes adorada como Sakhti e algumas vezes como Kali. Não podemos entrar mais a fundo neste assunto aqui.

8 - Qól: Húa Allahú achád; Allahú Assamád; lám yalíd walám yulád; walám yankún lahú kufwán achád. Significa: "Ele só é Deus! Deus o Eterno! Ele não concebe e não é concebido! Não há nenhum como Ele!".

9 - Este mantra seguinte é o mais santo de todos que existem ou podem existir.

No presente Aeon, claro.

A ka dua a Tuf ur bi u Bi A'a che fu Du du ner af an nun te ru. Significa:

Ultimal Unidade demonstrada!

Adoro Teu poder, Teu sopro forte,

Deus supremo, terrivel flor do nada,

Que fazes com que os deuses e que a morte

Trema diante de Ti:

Eu, eu adoro a ti!

Estes mantras são suficientes para a escolha. Existem muitos outros. Sri Sabapaty Swani dá um em particular para cada um dos Chakrams. Mas que o estudante escolha um mantra e atinja perfeita mestria deste. Nós nem sequer começamos a dominar um mantra antes que ele continue sem parar durante o sono. Isto é muito mais fácil do que parece.

É uma simples questão de persistência na prática.

Algumas escolas aconselham praticar um mantra com o auxílio de instrumentos musicais e de dança. Certos feitos notáveis são assim obtidos no que concerne a "poderes mágicos" ; se grandes resultados espirituais são igualmente frequentes é duvidoso. Pessoas desejosas de estudar tais métodos devem ponderar que hoje em dia o Saara está bem perto e há sempre algum faquir milagreiro ansioso por se exibir. Esta discussão da técnica paralela de Mantra Yoga nos desviou bastante do assunto Pranayama.

Pranayama é extremamente útil para aquietar as emoções e apetites e quer devido à pressão mecânica que produz...

Isto é, sobre o plexo solar, o fígado, o baço o estômago, os intestinos e os plexos umbilical, sexual e sacral, através dos movimentos do diafragma e dos músculos abdominais e torácicos.

... quer devido a combustão completa que assegura nos pulmões, é admirável do ponto de vista da saúde física. Especialmente os distúrbios digestivos são facilmente aliminados desat forma. Purifica tanto o corpo quanto as funções mais baixas da mente. É impossível combinar Pranayama devidamente executado com estados de agitação emotiva. Devemos recorrer a Pranayama imediatamente quando quer que, durante nossa vida, a calma seja pertubada.

Pranayama deve ser praticado certamente não menos que uma hora diário pelo estudante sério.

Se praticado apenas uma hora por dia é bom começar um pouco antes do nascer do sol, para aproveitar a modificação da atmosfera eletromagnética que então ocorre e adptar o campo eletromagnético do corpo às vibrações do dia que sempre variam de lugar para lugar e de dia para dia.

Quatro horas por dia é melhor, uma regra áurea; dezesseis é demais para a maior parte das pessoas.

De modo geral, as práticas que faz andando são mais úteis à saúde do que as sedentárias, pois as caminhadas ao ar livre são assim asseguradas...

Mas não, é claro, ao "ar livre" de cidades poluídas.

Mas algumas das práticas sedentárias devem ser realizadas e combinadas com meditação. Claro, se temos pressa em obter resultados, caminhar é uma distração.

 

Yoga e Magia - Livro Quatro Parte I.
Traduzido e comentado por Frater Adjuvo.

 

 

1 - Nota de Therion: Entretando, ao pronunciar um mantra a palavra Aum nós, às vezes, esquecemos as outras e permanecemos concentrados repetindo o Aum em intervalos. Mas isto é o resultado de uma prática já iniciada e não o começo de uma em si.


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