"Estuda a Lógica, que é o Código das Leis do Pensamento. Estuda o Método da Ciência, que é a Aplicação da Lógica aos Fatos do Universo. Não penses jamais que podes revogar estas Leis, pois se bem que elas sejam Limitações, elas são as Regras do teu Jogo que tu jogas. Pois embora em teus Transes tu te tornes Aquilo que não está sujeito à essas Leis, ainda assim elas são definitivas com respeito àquelas Coisas que tu as estabeleceste para governar. Não, ó meu Filho, esta Palavra governar não me agrada; uma Lei é apenas uma Declaração da Natureza da Coisa à qual ela se aplica. Pois nada é compelido salvo por virtude de sua própria Verdadeira Vontade. Portanto, a Lei humana ou é uma Declaração da Vontade e da Natureza do Homem, ou então é uma Falsidade contrária a esta, e se torna nula e sem Efeito. "
Liber Aleph, Cap.64
É de consenso comum aos não iniciados - e até mesmo à alguns - que magia e ciência são dois conceitos distintos e também antagônicos. O sistema mágico da A.·.A.·. concebido por Aleister Crowley e George Cecil Jones batizado de Iluminismo Científico, encerra definitivamente essa afirmação.
A formação da A.·.A.·. , como conhecemos, tem origem em 1907 com a fundação da ordem, em pleno início do sec XX, onde se caracterizava o período Racionalista que foi definido pelas transformações e rupturas de antigos conceitos científicos e paradoxalmente, também marcado pelo misticismo apocalíptico cristista de mudança de século. Crowley obteve sua formação no final do sec XIX, num país industrializado (Inglaterra, o catalisador da Revolução Industrial que passava por sua segunda fase) e dono dos maiores acessos à cultura e informação. Apesar de ser filho de ferrenhos protestantes ele não adaptou-se a esse ambiente. Sempre buscador da verdade das coisas (ele possuía tempo e dinheiro suficientes para dedicar-se à apenas isso) escolheu o caminho da magia.
Como hoje, a Besta viveu num mundo imerso no furor de revoluções tecnológicas e o que nos impressionamos com evoluções na informática, física e técnicas em geral, o mundo reagia da mesma forma naquela época. O francês Júlio Verne e seus romances de profecias tecnológicas, assim como H.G.Wells e sua Máquina do Tempo, a descoberta da radioatividade por Marie Curie no final do sec.XIX, em 1900 Planck teoriza o " quantum" que foi a base para o surgimento da Mecânica Quântica que iria sacudir a Física, Albert Einstein em 1905 lança a Teoria Geral da Relatividade, o estudo das religiões comparadas de Me. Blavatisky marcaram a época. O período Racionalista estava no auge e Crowley não ficou indiferente a isso. Nessa época surgiu a Golden Dawn (1888), ordem mística que iria definir o conceito de magia na Europa. Sob o mote de Perdurabo, Crowley juntou-se a ordem onde teve contato com seu instrutor e co-fundador da Estrela Prateada, G.C.Jones.
Tomando contato com a Yoga em 1900, influenciado muito pelos trabalhos de Swami Vivekananda, a Besta começou a definir a sua linha de atuação. A Yoga possui um aspecto anti-glamourouso do auto-conhecimento, onde junto a outros aspectos, a disciplina mental e a prática física definem a linha de trabalho, assim como a abordagem oriental da sexualidade, aberta e sem nenhum preconceito "pecador", colocando-o como na verdade ele é: um ato natural e benéfico à raça humana. Excessos e taras sexuais à parte de Crowley, o seu estudo o atraiu muito, principalmente num ambiente repressor como era a Inglaterra protestante da época, onde o poder da sexualidade fora escondido ao máximo pelo sacerdócio cristista afim de manter o seu "controle" sobre as massas.
Apesar de evoluir rapidamente nos graus da ordem, 666 aos poucos foi decepcionado-se com magia até o seu auge onde definiu-se " Adeptus Major da A.·.A.·. mas cansado do misticismo e desapontado com a Magia" 1. Abandona o trabalho mágico em 1901 até 1903, quando tentou tornar-se um " eremita- budista- latifundiário- escocês" (!) .
Em 1904, no seu período de crise -existencial- racional- mágica, ele passou por uma experiência que definiu o caminho da sua vida para sempre: o recebimento do Livro da Lei. É muito interessante notar o modo que, por eliminação, Crowley conclui que Aiwas era realmente uma entidade além da humanidade e não alguma manifestação mental ou atávica sua ou de Rose Kelly: 2
" Este Livro prova: há uma Pessoa pensando e agindo de uma maneira præter-humana, quer sem um corpo de carne, quer com o poder de se comunicar telepaticamente com os homens, inescrutavelmente dirigindo as ações deles".
Tal conclusão chocava-se com o princípio antropocêntrico que tanto o atraíra Posteriormente muda o seu conceito e coloca Aiwas como o seu Sagrado Anjo Guardião.
O curioso foi que essa fase racional serviu para validar o Livro da Lei, uma vez que 666 questionou-o até o último momento. Não deveria ser diferente, pois o magista deve sempre questionar, porém de mente aberta, qualquer manifestação a fim de não perder-se em falsas suposições.
Em 1907, Crowley e Jones fundam a Astrum Argentum, onde o lema da ordem tornou-se " O Método da Ciência - O Objetivo da Religião", tirado diretamente da obra de Vivekananda ("Haja -Yoga é a Ciência da Religião"). Vale lembrar da influência nem sempre celebrada de Jones, já que era químico, logo possuía formação acadêmica, sendo íntimo dos processos de pesquisa, metodologia e ação científicos.
Definindo o Iluminismo Científico como base da filosofia de trabalho, a A.·.A.·. encontrou um método de validar a sua existência na busca da verdade humana. De que outro modo poderia-se trabalhar com vários sistemas e não perder a unidade da ordem? Isso é explicado muito bem na introdução do Equinox, I vol 2.
O Iluminismo Científico propõe-se a pesquisa e experimentação científica 3, (que se caracteriza por uma análise detalhada e sistemática de um fenômeno) e não necessariamente chegando a uma explicação definitiva, mas saber que certas ações geram determinadas reações. Uma vez que, na magia, um conhecimento completo e definitivo do processo é muito raro (se é que existe), pois cai muito em interpretações pessoais que diferem muito entre as pessoas, e o único método de entende-la é repeti-la até atingir algum resultado satisfatório para o experimentador, daí a necessidade de um diário mágico.
O pensamento de Crowley e Jones, pode ser associado inicialmente com um outro tipo de sistema difundido da época (e ainda hoje): o Espiritismo de Alan Kardeck. Enquanto Kardeck usava de sua filosofia de modo a explicar (ou pelo menos tentar) racionalmente, o fenômeno espiritual, Jones e Crowley, valiam-se da ciência apenas no seu aspecto empírico, a fim de tentar prever da melhor forma o resultado das práticas. Qualquer coisa além disso, seria especulação ou suposição pessoal. Usar apenas a razão ou a ciência, na tentativa de explicar definitivamente o fenômeno espiritual, ou o universo, no Espiritismo, gera uma contradição filosófica estática, pois a ciência acaba no conceito chamado Deus - nessa linha religiosa.
Assim como o próprio "postulado místico" em Thelema, chamado de Sagrado Anjo Guardião, o Espiritismo tem o seu que é Deus, ou Jesus Cristo. O antropocentrismo de Thelema convive com o seu fator de tensão dinâmica que é o S.A.G. (mesmo admitindo que ele está ligado a qualquer um, porém, não o controlamos). O pensamento cosmocentrista e racional de Kardeck, além de deslocar o referencial do homem (o "Porque" Liber Al, II,27), resulta numa filosofia estática.
A diferença básica está aí: Crowley e Jones chegaram até onde seria possível de modo a tentar validar a filosofia da ordem e tentar fazê-la durar o máximo poissível, mesmo estando presos a conceitos de época.
Nas suas viagens pelo mundo, 666 tomou contato com uma grande quantidade de sistemas filosóficos e religiosos e percebeu uma incompatibilidade no uso das palavras; eram desajeitadas na descrições de fenômenos e sensações e a história piorava quando existia a tradução. Já atraído pela Cabala que se utiliza muito de matemática, ele passou a usá-la, pois é a linguagem universal da natureza. Uma raiz quadrada é entendida tanto no Japão quanto na África. Não raro mandava seus instruídos estudarem cálculo, afim de incurtir o raciocínio lógico e sistemático, muito úteis na observação e avaliação metodológicas nas experiências mágicas. Também são conhecidos seus métodos de verificação por matemática cabalista das intenções de um espírito. Um estudo melhor disso está no 777, nas partes " A Ensay Upon Number", "A Brief Essay Upon The Nature And Significance Of The Magical Alphabet" , "What is a ' Number' ? Or a ' Simbol' "? e no "Book of the Thoth" .
Como deve ser no estudo científico, Crowley não restringia para si suas descobertas e compartilhava-as com a humanidade, e a A.·.A.· .reflete essa filosofia. Toda a sua literatura é pública e gratuita (basta pesquisar na internet, por exemplo) assim como seus objetivos. Ele mesmo diz que, quando concebeu a Ordem, fez questão de acabar com os mistérios e segredos, pois segundo ele, " (...) nunca tiveram utilidade, a não ser incitar a tentação das pessoas a descobri-los" .7
Se os cientistas e pesquisadores guardassem todas as sua descobertas para si mesmos, onde estaria a evolução da humanidade? Inevitavelmente existe sempre um fator econômico-financeiro necessário nas pesquisas porém, na A.·.A.·., existe uma proibição de se obter ganhos financeiros pessoais, sob pena de expulsão.
A A.·.A.·. veio para acabar com o secretismo em magia e a ignorância da louvação a pseudo-mestres. As informações estão à mostra, o instrutor deve orientar, não inferiorizar. Respeito não é adoração, assim como liberdade não é desordem.
A sabedoria deve ser compartilhada e não restrita a pequenos grupos que usam de " mistérios" para insuflarem seus egos usando mentes ignorantes e desorientadas, suprimindo seu potencial e inferiorizando-as diante de falsas divindades 8.
"Não há Deus senão o Homem", diz uma das máximas thelêmicas. Eu sou Deus. Você é Deus. Somos divindades que devem conviver em harmonia, cada qual em sua órbita, acabando com o período de "adolescência thelêmica", onde o indivíduo apenas enxerga a prática de sua própria liberdade ("Faze o que tu queres" ) e não a do próximo, a grande chave da harmonia universal. Qualquer deslocamento desse referencial é danoso ao espírito humano, que sujeitarar-se-á ao inferno do " Porque".
Não existem mais documentos secretos, fórmulas ou mistérios ocultos em magia atualmente, tudo já foi publicado. As brigas de egos por patentes, títulos e poder mostram-se vazias, quando o verdadeiro poder vem da auto-realização e não do reconhecimento público. Um revólver 38 nas mãos de um garoto é muito mais perigoso que quaisquer segredos de graus IX.
O sistema da A.·.A.·. não impede o estudo de outros sistemas e religiões, muito pelo contrário, incentiva a busca do que há de melhor nelas e utilizar em sua trajetória mágica. Ou pensa o leitor que nós consideramos apenas o nosso sistema certo?9 Isso também reflete a vida mágica de Crowley, que não foi marcada por novas fórmulas e conceitos inéditos, mas no estudo de todos os sistemas que pôde, para chegar a sua própria verdade.
É nisso que reside a beleza do sistema da A.·.A.·., a liberdade para buscar onde necessário for, as informações pertinentes à sua evolução e compartilha-las com a humanidade, desmascarando charlatões e acabando com preconceitos e levando à verdade interior de cada um, como disse a Besta:
"Porém, a malícia é o resultado da ignorância; deixe que nos examinem e eles nos amarão. Ainda não foi forjada espada capaz de dividir aquele que usa o elmo da Verdade. Nem a flecha que perfurará a carne daquele que enverga a resplandecente armadura da alegria".10
Março de 2000 ev
1 - The Equinox of the Gods
2 - Ídem
3 - O método científico é caracterizado pelas seguintes etapas:
- observação dos fenômenos
- realizações de experiências
- estabelecimento de leis
- concepção de hipóteses
- teste da hipótese escolhida
- criação de uma teoria (ou modelo)
- discutir a teoria com outros pesquisadores ou cientistas
- repetir todo os processos acima.
A observação deve ser cuidadosa, pois só pode ser feita em fenômenos que se repetem constantemente. Uma descrição minuciosa do evento deve ser feita, dando atenção aos estados inicial e final. Nas realizações das experiências todos os fatos ocorridos devem ser anotados, o importante é que ela possa ser realizada diversas vezes para facilitar a pesquisa.
Em magia o estabelecimento de uma lei geral é muito difícil pois, por definição, uma lei deve ser capaz de prever como um fenômeno irá se repetir no futuro, obedecendo determinadas condições, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Talvez algo como "leis pessoais" seja mais adequado, porém é sempre bom lembrar que as leis da natureza sempre existiram e cabe ao homem descobri-las. Na concepção de hipóteses devem ser imaginadas explicações para um fenômeno e enquadra-las nas leis propostas.
Testando a hipótese veremos se ela estava correta; caso afirmativo, concebe-se uma teoria sobre o assunto, caso contrário, deverá ser refeita. A discussão com outros pesquisadores leva ao esclarecimentos de algumas dúvidas e ás vezes mostrar erros no desenvolvimento da pesquisa que poderiam ser óbvios. Tal papel encaixa-se em uma das funções de instrutor da Ordem.
4 - Cabe aqui um comentário sobre esse conceito: como os astros celestes, devemos ser seres iluminadores , não seres iluminados, como é dito. Refletir a luz, como a Lua, evoca o mistério; iluminando, encerramos as trevas da ignorância, e Crowley concebeu o termo Iluminismo Científico com esse propósito.
5 - The Book of the Thoth
6 - Valendo-se dos teoremas que poderíamos exemplificar do seguinte modo:
1= (4/4) +4-4
18 = 4 (4.4) + .4
(Não conseguiu fazer com alguns números, como o 113, porém o solucionou com a ajuda de Frater Y² com o uso de um subfatorial que Eckenstein não aceitou) Crowley chegou ao símbolo da A.·.A.·. usando o número sete, sete vezes:
"Este foi um nome que ela escolheu enquanto meio ébria, como um plágio da lenda teosófica, mas contendo muitas das nossas letras-números-chaves dos Mistérios; também, o número de pétalas do mais sagrado lótus. Sua soma é 1001, que é também Sete vezes Onze vezes Treze, uma série de fatores que pode ser lida como: o Amor da Mulher Escarlate pela Magia produz Unidade, em hebraico Achad. Pois 7 é o número de Vênus, e o Nome secreto de sete letras de minha concubina BABALON é escrito com Sete Setes, assim:
77 + 7 +7/7 + 77 = 156, o número de BABALON."
The Equinox of the Gods
7 - The Confessions of Aleister Crowley
8 - "Todos os deuses são partes da nossa consciência - partes elevadíssimas é claro, acima do Abismo; mas partes de Nós mesmos."
The Equinox of the Gods
9 - " (...) Essa história marca um estágio em minha própria compreensão da fórmula da iniciação. Eu comecei a perceber que, pode-se tornar um Magister Templi, sem necessariamente conhecer qualquer técnica mágica ou o misticismo em geral. Isso é meramente uma questão de conveniência, como a maneira de representação de qualquer expressão como x + y = 0. A equação pode ser resolvida sem palavras. Muitas pessoas podem passar pelas ordálias e galgar os degraus da A.·.A.·. sem sequer ter ouvido falar da existência da Ordem.
(...) Ele (o homem da ciência) escreve CaCl2 + H2SO4 = CaSO4 + 2HCl por sua própria conveniência e a dos outros, mas a operação continua a existir independente dela.
The Confessions of Aleister Crowley
10- The Equinox, vol 1 nº2