Dele, não existe a obrigação de exigir qualquer tarefa, pois está na porta do sistema e ainda não sofre as cobranças do mesmo. Ao final da leitura, ele será examinado pelo instrutor a fim de saber o seu aproveitamento do conhecimento adquirido visando sua própria independência na busca de respostas técnicas porque a A.·.A.·. está mais para uma ordem de ordálios do que ensinamentos convencionais. Posteriormente, se aprovado, passará aos cuidados de um Neófito a fim de passar ao grau de Probacionista.
É esperado que o candidato possua um bom domínio da língua inglesa, pois a maioria da literatura está nesse idioma, assim como uma melhor compreensão dos livros sagrados deve ser feita no original britânico.
Na estrutura original da A.·.A.·., não existia o programa de Estudante. Aconteceu que estavam absorvendo uma quantidade muito grande de Probacionistas despreparados que invalidavam a evolução do sistema. Então como meio de filtrar os candidatos, instituiu-se tal portal.
Uma melhor explicação é dada por Crowley:
"O objetivo deste curso de leitura é familiarizar o estudante com tudo o que foi dito pelos Grandes Mestres em cada época e país. Ele deverá fazer um exame bem crítico deles, nem tanto com o objetivo de encontrar a verdade, pois não pode fazer isso exceto pela virtude de sua própria experiência espiritual, mas descobrir a harmonia nesses variados escritos. Ele deverá se resguardar contra predileções sobre determinado autor. Deverá familiarizar-se profundamente com o método de equilíbrio mental, empenhando-se em contradizer qualquer afirmação, por pior que seja, embora, possa parecer indiscutível.
O
objetivo geral do curso, além do que já foi dito, é assegurar uma
sólida educação nas questões do oculto, para quando vier a iluminação
espiritual, possa ocorrer em um templo bem construído. Onde a mente
está fortemente cheia de conceitos arraigados por teorias, o resultado
de uma iluminação, é o inflamar da parcela da mente ocupada pelo
conceito que, ao invés de transformar candidato em Adepto, o transforma
em um beato intolerante e em um fanático."
The Equinox III
Aos iniciantes em Thelema ver Introdução a Thelema.
Keron-E