O Livro de Thoth
O Mago também é conhecido como Magista, Mensageiro, Prestidigitador, Mercúrio, Hermes e Thoth. É o transformador e o Manifestador, capaz de " transformar qualquer coisa em ouro através do seu toque de Midas". Como um canal para os Deuses, ele recebe importantes palavras e visões. Sendo mercuriano pode ser, também, intuitivo, comunicativo e um grande realizador; um verdadeiro fazedor de milagres.
Interpretações - aquele que realiza, trabalhador, o que põe em prática, nabilidade, astúcia, sábio.
Mneumônica (O Livro de Thoth )- A Palavra da Sabedoria tesce a teia da mentira, Une Infinidades irredutíveis.
Caminho da Árvore da Vida - de Kether à Binah.
Letra Hebraica - Beth - Casa
Valor - 2
Tattwa - Terra
Nome Místico - Mago do Poder
Planeta - Mercúrio
Símbolos Principais:
Objetos flutuando ao seu redor - É a representação do seu interior
Caduceu - Ascensaõ da kundalini. Deve-se notar que o Mago realiza o processo em sua totalidade, pois a Serpente está na altura de sua cabeça ( União das forças de Muladhara e Sahasrara Chakras)
Ovo Primordial - Mensagens de Hermes, inspiração
Macaco Babuíno - Aquele que vem com o Deus Thoth (sendo no Egito um de seus símbolos) , sabedoria.
A Adaga - destrói
Sob os pés do mago - O Abismo ( Daath)
Cor azul do fundo - A Esfera de Binah ( É a tradicional cor do " Mar de Binah")
Triângulo invertido atrás do Mago - A luz que provém de Kether.
A Moeda - Redime
As Asas nos Pés - Símbolo de Mercúrio
A Vara ( baqueta) - Cria
Papiro - mensagem ( a proclamação de uma nova era)
Cetro - chamado User ( Poder) pelos antigos egípcios, representa a capacidade do Mago usar vontade para realizar a sua Obra.
Cor Ouro - Elemento alquímico, sucesso atarvés da adaptabilidade e da determinação.
"O Deus aparece para mim na Sua forma de mensageiro, mas como um adulto robusto em vez do jovem e esbelto. Usa o elmo e sandálias alados e segura um Caduceu feito de ouro. Frater L.T. confirma essa descrição.)
No iníco havia o Verbo, o logos, que é Mercúrio e por isso identificado com Cristo. Ambos são mensageiros, o mistério de seus nascimentos são parecidos, as travessuras da infância são semelhantes. Na 'Visão do Mercúrio Universal' , Hermes é avistado descendo ao mar, que se refere a Maria.(1) A Crucificação simboliza o Caduceu; os dois ladrões as duas serpentes; o penhasco na 'Visão do Mercúrio Universal' é Golgota; Maria é simplesmente Maia com o R Solar em seu ventre.
A controvérsia relativa a Cristo nos Sinóticos e João foi uma disputa entre os sacerdotes de Baco, Sol e Osíris e talvez de Adonis e Atispor um lado e os de Hermes por outro, num período em que iniciados de todo o mundo acharam necessário, devido ao crescimento do Império Romano, e os meios de comunicação, substituir conflitos Politeístas por uma Fé sintetizada (Essa atribuição é nova para mim, essa associação de Cristo e Mercúrio)
Para dar continuidade a relação, compare a descida de Cristo ao Inferno com a função de Hermes como guia dos Mortos. Também Hermes conduzindo Eurídice para cima e Cristo ressuscitando a filha de Jairo. Foi dito que Cristo levantou-se no terceiro dia pois Mercúrio leva três dias para se tornar visível após sair da órbita do Sol (perceba que Mercúrio e Vênus são os planetas entre nós e o Sol, como se Mãe e Filho fossem os mediadores entre nós e o Pai).
Perceba Cristo como o Curandeiro e na expressão: ' O Filho do Homem vem como um ladrão à noite' (2), assim como na passagem: ' Porque assim como o relâmpago vem do oriente e se mostra até o ocidente, assim será também a vinda do Filho do Homem' .(2)
Observe também a relação de Cristo com os cambistas, suas constantes parábolas e de fato, o seu primeiro discipulo foi um republicano.
E Mercúrio como o libertador de Prometeu.
Metade do simbolismo do peixe é dado a Cristo e Mercúrio; peixes são consagrados a Mercúrio (provavelmente a sua qualidade cinética e ao sangue-frio). Vários dos discípulos de Cristo eram pescadores e sempre fez milagres relacionados com peixes.
Veja Cristo como o mediador: ' Ninguém chega ao Pai senão por Mim', (4) e Mercúrio como Chokmah através de quem somente podemos ter acesso a Kether.
O Caduceu compreende a simbologia completa da Gnosis: o Sol alado ou phallus representado a alegria da vida e todos os planos do mais baixo ao mais alto. As Serpentes (além de serem o Ativo e Passivo, Hórus e Osíris e todas as outras atribuições mais comuns) são as virtudes da Águia e do Leão respectivamente da qual sabemos, mas não falamos.(6) É o símbolo que une o Microcosmo e o Macrocosmo, o símbolo da Operação Mágica que executa isso. O Caduceu é a Vida em si e é de aplicação universal. É o solvente universal. É fácil transformar mercúrio em ouro no plano físico e isso logo será feito. Nova vida fluirá do mundo por consequencia. O Deus agora encosta o Caduceu em meus lábios pedindo silêncio; pedindo apenas para que eu lembre que na próxima noite ele virá em outra forma."
O Trabalho de Paris - Opus II
O.S.V e Lampada Tradam
Comentários:
(1) - caminho de Kether a Binah
(2) - Apoc 3:3 e 16:15
(3) - Mat 24:27
(4) - Joao 14:6
(6) - Nota de K.-E: O IX º ordo templi orientis