A.·. A.·.
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Probacionista

apêndice

tarô

O Louco

Tolo

“NADA CONHEÇA! 
 TODOS OS CAMINHOS SÃO DA INOCÊNCIA.
A PURA LOUCURA É A CHAVE DA INICIAÇÃO.
SILÊNCIO QUEBRA NA RAPTURA.
NÃO SEJA HOMEM OU MULHER, MAS AMBOS EM UM.
SEJA SILENCIOSO, BEBÊ NO OVO DE AZUL, QUE TU POSSAS CRESCER PARA PORTAR A LANÇA E O GRAAL! VAGUE SOZINHO E CANTE! NO PALÁCIO DO REI SUA FILHA ESPERA POR TI.”

O Livro de Thoth

O Tolo é a respiração, a essência da vida. Como binômio Vida - Respiração, o Tolo representa o Espírito total e eternamente jovem. No Espírito de Vida, o Tolo é a primavera, o começo. Ele salta em sua loucura através do desconhecido, mas seus pés são as chamas que estabilizam o Universo. Cada momento é o Zero, um novo momento porque o Tolo vive no presente todas as mudanças através de uma aventura mágica. Ele é andrógino ( Equilíbrio entre Animus - Masculino e Anima - Feminino), é totalmente amoral, criativo e inteligente, revolucionário, agitador e radical para os que não o conhecem. Ele é o princípio e o fim, um ser de Supra Consciência. Ele é uno antes da divisão dos opostos.

Interpretações - dificuldade na realização, idealizador, planejamento, aquele que se esforça para transcender a terra, estúpido, excentricidade.

Iniciação - A carta do Tolo (ou Louco) é a representação do Iniciado. E em todas as suas fases no tarô. Normalmente é utilizado o arcano I, O Mago, pois é uma manifestação ligada a ação. Um mago é um indivíduo hábil em suas artes e está em constante atividade. Ele é, também, a representação do arquétipo do heroi, a figura destemida e igualmente destra. Mas o Louco é o herói original que sobrevive ainda hoje nos contos de fada; é o garoto inocente que não é corajoso, esperto e muito menos habilidoso – ás vezes é o posto de tudo isso. É o filho caçula cujos irmãos, estes sim, espelhos das virtudes másculas paternas caçoam do moleque sempre que possível. Mas, por fatores inesperados, é o escolhido pelo destino para salvar o reino. Ele sai pela estrada, sem posse alguma, contando apenas com a pureza das próprias intenções. Nos clássicos não raro, há um artefato mágico que só pode ser tocado por uma pessoa com o 'coração puro', isto, é, um Tolo, alguém sem ambições pessoais, dedicado de espírito a uma tarefa nobre, normalmente negando o ego. Na sua trajetória ele conta com a sorte de encontrar figuras que o ajudarão a desenvolver-se e atingir o objetivo.

O desenvolvimento natural é chegar ao estado de Mago, pois durante a sua jornada ele desenvolve seus dons e enfrenta perigos. Mas o Mago guarda características do Louco, pois é um indivíduo que lida com as artes mágicas: planos paralelos, seres não naturais, forças desconhecidas pela ciência rompendo os limites do real, isto é,' fantasia infantil', 'escapismo', coisa típica de criança ou jovens sonhadores. No cristianismo católico romano a ideia da pureza, mais especificamente, inocência, é uma característica celebrada mas na Iniciação deve tomar-se muito cuidado com isso pois ela não é garantia alguma de sucesso, já que, ao mesmo tempo, possui um viés de vulnerabilidade, por isso que o candidato deve evoluir para o estágio do Mago - é muito comum confundir um 'coração puro' do parágrafo anterior com uma 'cabeça fraca', ou seja, um imbecil que, de boas intenções, produz desastre seja por inépcia seja por tornar-se vítima de um espertalhão.

A próxima representação do Iniciado é o Imperador, o rei, aquele que domina plenamente suas habilidades e a aplicou no plano físico com sucesso. Mas ele governa com o Bobo da Corte, o Louco, que é o único no reino capaz de critica-lo sem perder a cabeça. Ao Bobo é dado o privilégio de dizer a verdade, doa a quem doer, pois ele, como uma criança, é a pureza das intenções, puro já que não possui bens materiais alguns ou cargo político, está livre de toda e qualquer influência temporal e artimanhas de poder. De preferência um aleijão ou grotesco para não ser tentado pelas mulheres, sendo ainda mais isento das influências materiais.

O Hierofante, ou o Papa, é a representação seguinte. É a figura do sacerdote, o intermediário entre dois mundos, o temporal e o espiritual. Ele lida com os mesmos planos paralelos, forças desconhecidas e seres não naturais do Mago. Muito comum ser figura oposta ao cientista, pois ele lida com forças não susceptíveis à medição bem como a reprodução controlada. Ele não tanto utiliza as forças do além, mas antes de tudo, observa o funcionamento prevendo certas consequências.  Ele é mais passivo do que o Mago, pois compreende o verdadeiro alcance dos poderes invisíveis. O Louco está muito presente nessa carta através da representação do tarô de Thoth, pois existe uma criança no peito do sacerdote. Piscologicamente podemos relaciona-la com a figura do ‘puer æternus’*.

Por fim, o último estágio simbólico do Iniciado é o Eremita, o velho que, após de tudo fazer, abandona a vida social e retira-se para longe.  Ele também detém uma pureza, mas não é a mesma do Louco; deste advém da ausência de experiências e o Eremita as equilibrou. Se o Louco é zero, o Eremita também pode ser, já que anulou as tendências externas sendo puramente ele mesmo; matematicamente o seu número, 9, quando somado a outro numa redução gera como produto este outro sendo, assim, neutro (5+9 = 14 = 1+4=5). É ele quem treina o Louco quando este inicia a sua Jornada. Assim, o ciclo se fecha como um círculo, ou melhor, zero.

E o teatro japonês Noh tem um conselho aos atores: ‘Espírito de iniciante’.

 

Caminho da Árvore da Vida - de Kether à Chokmah.

Mneumônica (O Livro de Thoth )- Verdade, riso, luxúria: Tolo Sagrado do Vinho! Véu dilascerado, Loucura lasciva é iluminação sublime.

Letra Hebraica - Aleph - Boi, o Princípio de todas as coisas.

Valor - 1

Elemento - Ar Tattwa - Ar e Éter

Nome Místico - Espírito do Éter

 

Símbolos Principais:

 

Os três círculos - Ain, Ain Soph, ain Soph Aur.

Cor verde - o homem verde da primavera.

As botas douradas - o Sol ( símbolo fálico)

Cone de Luz - A Luz que provem de Kether

A Taça - Aspecto feminino Pinheiro - Aspecto masculino

A Pomba - O Espírito santo, o Caminho da Força O Pai - Emana O Espírito Santo -Planeja O Filho - Realiza.

Os cachos de uva - Símbolo do Deus Baco ( lembra a alegria e vivacidade do Tolo)

Borboleta - Inteligência; o princípio alquímico da não perda da essência.

Abutre - Transformação Caduceu - Poder; aspecto do Mensageiro ( o Mago)

Tigre - O inconsciente

O Sol na região genital - Muladhara Chakra (A Sede da Kundalini)

Triângulo - Perfeição

O Chifre - O poder

As flores e as Crianças - Inocência

Saco nas costas - Reunião das idéias (Planetas e Zodíaco). Pode ser também representação de que a consciência do Louco não está restrita a moral de nosso Orbe, mas aquela do Universo.

 

* Ver o ‘Sol no Sul’, artigo: ‘Para que serve a Iniciação’.

 

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