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Orixás

A cultura negra no Brasil possui forte influência espiritual. Os Orixás possuem uma egrégora muito forte em nosso país, principalmente os oriundos do povo Iorubá.

Aqui segue-se uma introdução às divindades africanas e sua origem. Para um maior aprofundamento, adquirir os livros do francês Pierre Verger, da onde foi retirada a maior parte dos textos deste ensaio.

O mundo foi criado pelo todo poderoso Olodumaré, que ao mesmo tempo criou 16 destinos possíveis, os Odus. Cada um, desdobra-se em mais 16, denominados Omo-Odu, totalizando 256 odus. Olodumaré criou quatro por dia em quatro dias.

Os 16 são:

- Okanran – A Insubordinação
- Eji-Okô – A Dúvida
- Etá – Ogundá – A Obstinação
- Irosun – A Calma
- Oxé – O Brilho
- Obará – A Riqueza
- Odi – A Violência
- Eji-Oníle – A Intranqüilidade
- Ossá – A Alienação
- Ofun – A Doença
- Owanrin – A Pressa
- Eji-Laxeborá – A Justiça
- Eji-Ologbon – A meditação
- Iká-Ori – A Sabedoria
- Ogbé-Ogundá – O Discernimento
- Alafiá – A Paz

Os odus estão divididos nos quatro elementos da seguinte maneira:

Terra – Irosun, Obará, Eji-Laxeborá, e Iká-Ori
Água – Eji-Okô, Oxé, Ossá e Eji-Ologbon
Ar – Eji-Oníle, Ofun, Ogbé-Ogundá e Alafiá
Fogo – Okanran, Etá – Ogundá, Odi e Owanrin

Após criados os odus, Olodumaré criou os Orixás, os primeiros seres. Cada um está ligado a um odu como segue-se abaixo:

- Okanran – Exu
- Eji-Okô – Ibeiji, Obá
- Etá – Ogundá – Ogum
- Irosun – Iemanjá e Eguns
- Oxé – Oxum e Logun-edé
- Obará – Xangô e Oxossi, por extensão Logun-edé
- Odi – Obaluaê e também Oxossi
- Eji-Oníle – Oxaguian (Oxalá mais moço)
- Ossá – Iemanjá e Iansã
- Ofun – Oxalufan ( Oxalá mais velho)
- Owanrin – Iansã e Exu
- Eji-Laxeborá – Xangô
- Eji-Ologbon – Nana e Omolu
- Iká-Ori – Oxumaré e Ewá
- Ogbé-Ogundá – Ossãe, Iroko e Inkice Tempo
- Alafiá – Os Oxalás (Orinxalá) Orunmilá.

Após os Orixás, o Todo Poderoso Olodumaré criou o homem. A ele, Olodumaré deu o Ori, (literalmente cabeça) a capacidade de pensar, discernir e criar.

Outra versão sobre a origem dos orixás apresenta-os como mortais possuidores de um axé (energia) forte, que, devido a algum evento marcante, transformou-se na divindade; por exemplo, Ogum: foi rei de Irê e morreu violentamente, graças a força do seu axé desintegrou-se e passou ao estado de força pura. Tal força pode ser percebida pelos humanos quando se manifesta, via transe (mediunidade), em um dos seus descendentes ou fieis (filhos).

Exu
Ogum
Oxossi
Ossain
Xangô
Iansã
Oxum
Obá
Iemanjá
Ewa
Oxumaré
Omulu
Nanã Buruku
Oxalá
Outros

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