A cultura negra no Brasil possui forte influência espiritual. Os Orixás possuem uma egrégora muito forte em nosso país, principalmente os oriundos do povo Iorubá.
Aqui segue-se uma introdução às divindades africanas e sua origem. Para um maior aprofundamento, adquirir os livros do francês Pierre Verger, da onde foi retirada a maior parte dos textos deste ensaio.
O mundo foi criado pelo todo poderoso Olodumaré, que ao mesmo tempo criou 16 destinos possíveis, os Odus. Cada um, desdobra-se em mais 16, denominados Omo-Odu, totalizando 256 odus. Olodumaré criou quatro por dia em quatro dias.
Os 16 são:
- Okanran – A Insubordinação
- Eji-Okô – A Dúvida
- Etá – Ogundá – A Obstinação
- Irosun – A Calma
- Oxé – O Brilho
- Obará – A Riqueza
- Odi – A Violência
- Eji-Oníle – A Intranqüilidade
- Ossá – A Alienação
- Ofun – A Doença
- Owanrin – A Pressa
- Eji-Laxeborá – A Justiça
- Eji-Ologbon – A meditação
- Iká-Ori – A Sabedoria
- Ogbé-Ogundá – O Discernimento
- Alafiá – A Paz
Os odus estão divididos nos quatro elementos da seguinte maneira:
Terra – Irosun, Obará, Eji-Laxeborá, e Iká-Ori
Água – Eji-Okô, Oxé, Ossá e Eji-Ologbon
Ar – Eji-Oníle, Ofun, Ogbé-Ogundá e Alafiá
Fogo – Okanran, Etá – Ogundá, Odi e Owanrin
Após criados os odus, Olodumaré criou os Orixás, os primeiros seres. Cada um está ligado a um odu como segue-se abaixo:
- Okanran – Exu
- Eji-Okô – Ibeiji, Obá
- Etá – Ogundá – Ogum
- Irosun – Iemanjá e Eguns
- Oxé – Oxum e Logun-edé
- Obará – Xangô e Oxossi, por extensão Logun-edé
- Odi – Obaluaê e também Oxossi
- Eji-Oníle – Oxaguian (Oxalá mais moço)
- Ossá – Iemanjá e Iansã
- Ofun – Oxalufan ( Oxalá mais velho)
- Owanrin – Iansã e Exu
- Eji-Laxeborá – Xangô
- Eji-Ologbon – Nana e Omolu
- Iká-Ori – Oxumaré e Ewá
- Ogbé-Ogundá – Ossãe, Iroko e Inkice Tempo
- Alafiá – Os Oxalás (Orinxalá) Orunmilá.
Após os Orixás, o Todo Poderoso Olodumaré criou o homem. A ele, Olodumaré deu o Ori, (literalmente cabeça) a capacidade de pensar, discernir e criar.
Outra versão sobre a origem dos orixás apresenta-os como mortais possuidores de um axé (energia) forte, que, devido a algum evento marcante, transformou-se na divindade; por exemplo, Ogum: foi rei de Irê e morreu violentamente, graças a força do seu axé desintegrou-se e passou ao estado de força pura. Tal força pode ser percebida pelos humanos quando se manifesta, via transe (mediunidade), em um dos seus descendentes ou fieis (filhos).