A.·. A.·.
Menu » Probacionista » Apêndice » Kenneth Grant
A+-
Probacionista

kenneth grant

Aossic Aiwas

" Apreço por Grant : se eu morrer ou viajar para os E.U.A., um homem deverá ser treinado para cuidar da Ordo Templi Orientis inglesa ".

Aleister Crowley,
Diário pessoal, datado de Março de 1946


O controverso escritor inglês, Kenneth Grant (Aossic Aiwas 718), destaca-se no meio ocultista por sua convivência com Aleister Crowley nos últimos dias de vida da Besta. Aos 20 anos, em 1944, Grant torna-se secretário de Crowley (30 em de Dezembro de1944) ficando, após sua morte, com vários documentos e correspondências de 666. A sua adolescência foi marcada por uma grande curiosidade sobre misticismo oriental, tanto que alistou-se no exército para viajar à Índia e lá encontrar um guru. Acabou encontrando um bem mais perto do que esperava: no próprio país.

Dono de um sistema muito pessoal de magia, teve como base os trabalhos de Crowley, porém, transformou os conceitos em algo bem diferente daquilo proposto por Mestre Therion. Em 1948, Grant conhece Austin Osman Spare, sendo muito influenciado por ele. Em 1952, fundam o Culto Zos Kia, para em 1954, fundarem a Loja Nova Ísis, na Inglaterra.

Grant também envolveu-se na confusão sobre a legitimidade do nome O.TO.: em 1952 recebe de Karl Germer, herdeiro de Crowley na O.T.O, a seguinte carta: " Se nós quisermos que a O.T.O prospere novamente, precisaremos de um líder competente, não somente para a Inglaterra mas para todo o mundo. Deve ser alguém que conheça os meandros do assunto... e estou cogitando você para essa posição."

Nos anos 50, Grant estabeleceu relações com a Fraternitas Saturni, um grupo de magistas alemães, que usava pouco do sistema thelêmico em seus trabalhos e com Hermann Metzger, líder da O.T.O Suíça. Após isso, em 1955, fez o seu manifesto sobre a descoberta da Corrente Sirius / Set, promovendo associação com o líder da Fraternitas Saturni, Eugen Grosche, inimigo de Germer. Irado com a atitude de Grant, Germer o expulsa da O.T.O e proíbe Grosche de publicar qualquer material de Crowley. N

Simplesmente ignorando a expulsão feita por Germer, Grant assume como Cabeça Externa da ordo templi orientis ( Aossic Aiwas 718 Xº ordo templi orientis ) desenvolvendo a O.T.O Typhoniana.
A obra de Grant é polêmica e prolixa: uma mistura de Thelema, Vodu, Spare, Achad, Fraternitas Saturni e Caos Magick, chegando a sobrecarregar o leitor com informações técnicas, históricas e conclusões cabalísticas pessoais, as vezes forçadas.

A polêmica começa pelo mote, dado por Crowley. Em magia um mote deve ser dado pelo próprio indivíduo, pois só ele sabe o que deseja e o que pretende consigo mesmo. Grant fala de seu mote no livro Outside the Circles of Time, deixando no ar a idéia de ser a Criança Mágica de Crowley:

" O nome Aossic foi recebido durante um encontro do presente autor com Crowley; esse é o nome daquele Mais Antigo Ser e foi originariamente lido como 300, que unido ao nome Aiwass ( 418) resulta em 718, sendo o número da Estela da Revelação e do nome mágico do autor - Aossic- Aiwass - como Cabeça da Ordo Templi Orientis (O.TO.). Além disso , a palavra ' child' ( criança, menino) na gematria inglesa corresponde a 52 que somada a 666, resulta em 718. Assim a identidade da Criança Mágica foi ocultao e esboçada, há muito, em 1939, no nome Aossic que Crowley interpretou como 400, o Signo da Cruz de Set e o símbolo da Manifestação."

Seus críticos julgam seu trabalho um reflexo de alguém que falhara ao pular o abismo de Daäth que se caracteriza apenas por conhecimento técnico e confusão, ignorando o fator espiritual. O que não deixa de fazer sentido se lendo suas obras, porém, quem deve julgar isso, é o leitor por si só.

A ordo templi orientis Typhoniana não trabalha com lojas, mas com Zonas de Poder , pois seu membros, segundo ele, não estão no plano terrestre e sim no espaço sideral e nos altos níveis de consciência humana. Segundo Grant, a ordo templi orientis (a sua versão) é a Máquina e a A.·. A.·. (da qual nunca foi membro) o Operador.

Na década de 70, começou a publicar seus livros, e manter contato com Maggie Cook
(Soror Andahadna, Nema ). Uma de suas alunas desenvolveu um tarô com base nas projeções dos Tuneis de Seth nas Qliphoth, chamado Tarô das Sombras.

Grant faleceu em 2011 mas a sua obra se mantém através de Michael Stanley e sua revista STARFIRE. Teve um livro publicado no Brasil em 1999, Renascer da Magia ,junto com o de sua orientada, Soror Nema, A Magia Thelêmica de Maat, Amor sob Vontade. Ambos da editora Madras.

Quem quiser entrar em contato com ela escreva ao seguinte endereço:

STARFIRE Publishing Ltd
BCM Starfire
London WC1N 3XX
England

CONCEITOS TYFONIANOS

1. Túneis de Set
2. A Árvore da Noite
3. Entrevista fornecida a editora Skoob

 

Keron-E

 

topo