31 - a chave do Livro da Lei descoberta por Frater Achad.
93 - a resultante da soma das letras da palavra Thelema (Vontade em grego), sendo o número que representa a obra de To Mega Therion. 9+3 = 12 a Carta do Homem Pendurado, o mergulho no inconsciente. E 1+2 = 3, a Carta da Imperatriz, um dos arquétipos do Amor ou Agape, palavra grega cuja soma resulta também em 93. Assim, Thelema=Agape (Vontade=Amor).
É usado como saudação entre thelemitas substituindo o axioma "Do what thou wilt shall be the whole of the Law" - "Love is the law, love under will" (algo como "Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei" e sua réplica "Amor é a lei, amor sob vontade") reduzindo aos termos principais "will" e "love, love / will": 93 e 93 93/93.
Sendo também três vezes 31 que em hebreu é LA, NÃO, que nega extensão nas três dimensões.
333 - o número de Choronzon, o demônio da dispersã de Dee e Kelly. 333 também é a soma cabalística da palavra Reason, além de ser metade de 666. Crowley o contatou durante a operação do Liber 418, no 10° Aethyr, juntamente com Victor Neuburg, Frater Ominia Vincam:
"Choronzon apareceu para mim na forma de Ominia Vincam, enquanto estava tirando o robe, com o capuz cobrindo minha face. Ele assumiu a minha forma, de uma mulher que Neuburg amou, de uma serpente com cabeça humana. Ele não poderia proclamar a palavra do Abismo, porque não existe palavra; sua voz é o insano clamor de uma miríade de ejaculações insentidas, ainda que cada forma agisse como se estivesse obedecendo um sentido. Seu principal objetivo, era tirar O.V. do círculo mágico, ou destrui-lo dentro, tanto quanto domina-lo. Várias vezes, O.V. quase foi dominado, só que, uma vez, Choronzon fez um discurso muito longo para mante-lo ocupado escrevendo, afim de não notar que a areia estava sendo tirada do Triângulo, o que obliteraria o círculo. A torrente de obscenidades e blasfêmias foi tão grande, que manter a concentração foi impossível. Tornou-se então, uma série de choros e, talvez tirando a idéia da mente de O.V., o demônio começou a recitar Tom o`Bedlam.
Havia agora, uma brecha no Círculo, e Choronzon, na forma de um selvagem nu, atacou O.V. Ele então derrubou-o, e tentou rasgar sua garganta com os dentes. O.V. invocou os nomes de Deus e atacou Choronzon com sua Adaga Mágica. Intimidado com tal atitude, retornou ao Triângulo. O.V. reparou o círculo.Chronzon então retomou sua ira, mas não poderia continuar por muito tempo. Transformou-se novamente na mulher que O.V. amou e tentou seduzi-lo. O.V. usou suas armas mágicas, e o díalogo seguiu outra linha. Ele tentou por em dúvida a fé que Neuburg tinha em si mesmo, em mim e em Magick.
Ao final, a energia latente dos sangues dos pombos, foi exaurida pelos sucessivos fantasmas e não fora mais capaz de manifestar as forças invocadas.
O Triângulo estava vazio.
Durante todo o tempo, eu me identifiquei astralmente com Choronzon, pois senti cada angústia, raiva desespero, insanidade. Minha ordália terminou como a última forma ao desaparecer; sabendo que tudo havia acabado, eu escrevi o nome de BABALON na areia com meu anel mágico, e sai de meu transe. Nós purificamos o local com fogo, e destruímos o Círculo e o Triângulo."
418 -CHITh, Cheth. ABRAHADABRA, a grande Palavra Mágica, a Palavra do Aeon. Veja nas 11 letras, 5 As e 6 outras. Assim ele une o Pentagrama e o Hexagrama. BITh HA, a Casa de Hé o Pentagrama; ver Idra Zuta Qadisha, 694. "Pois H formou K mas Ch formou IVD". Ambos igual a 20.
4+1+8=13, reduzindo a 4 para 1 atraves do 8, a força redentora e 418=Ch=8.
ABRAHADABRA = 1+2+2+1+5+1+4+1+2+2+1=22. 418 = 22x19 = Manifestação. Assim a palavra manifesta as 22 Chaves da Rota.
Pela tradução Abraha Deber, a Voz do Vidente Chefe.
As cinco letras usadas na palavra são A da Coroa, B do Bastão, D da Taça, H da Espada, R da Rosa Cruz e refere-se também a Amoun o Pai, Thoth Seu mensageiro, Isis, Horus, Osiris a triade humana/divina.
418 também é igual a ATh IAV, a Essência de IAO.
666 - " Último dos números místicos do sol. SVRTh , o espírito do Sol. Também OMMV SThN , Ommo Satan, a Trindade satânica de Typhon, Apophis e Besz, também ShM IHSh VH, o nome de Jesus. "
666 escolhido por mim como meu símbolo parte pelas razões dadas na parte 1 ( acima) parte pelas razões dadas no Apocalypse. Eu tomei a Besta como Leão ( meu ascendente) e o Sol, 6, 666, o Senhor do Leão em que Babalon cavalga."
Aleister Crowley
Abismo - "Um termo técnico para denotar o golfo existente entre o individual e a consciência cósmica. Nesse estágio, aspirantes à Alta Sabedoria, experimentam a desintegração da consciência mais conhecida, acompanhada de angústia."
Aleister Crowley
"No abismo, nenhum esforço é possível. O candidato o atravessa graças a virtude da massa do Adepto e seu Karma. Duas forças o impulsionam:
- a atração de Binah
- o impulso do Karma
E os graus de segurança e dificuldade de tal passagem, dependem da força e da direção do citado Karma pessoal".
Liber Thisharb.
Ver Bebê do Abismo
Æon - período de 2000 anos que caracteriza a duração de um determinado ciclo regido por determinados conceitos mágicos na filosofia thelêmica. O atual é o de Hórus, iniciado em 1904. Também nome de um deus gnóstico.
Abadia de Thelema ( Abadia dos Mistérios Thelêmicos)- tentativa de Crowley de montar uma sociedade regida pelos princípios thelêmicos, numa região pequena de praia na Cicília. Tentou levantar um impréstimo em um banco italiano, mas os gerentes ficaram um tanto espantados com a proposta de Crowley não cedendo o dinheiro. Acabou ficando com uma casa pequena mesmo. Fechada em 1923 por Mussolini, foi palco de alguns escândalos e dívidas financeiras. Em 1920, numa viagem à Itália, Crowley teve uma visão de uma vila, quando a encntrou, fundou a Abadia.
Marcelo Motta chegou a fazer uma, nos EUA, mas não durou muito. Comenta sobre ela no "Ataque e Defesa Astral". Quando se trabalha com a Ordem de Thelema, também é possível uma ser criada.
Abadia de Theleme - Fruto da obra do escritor francês François Rabelais no seu livro Gargântua e Pantagruel de 1532.
Fora um presente do príncipe Gargântua a Frei Jean , um monge guerreiro que servira-o combatendo uma rebelião. Inicialmente o príncipe ofereceu várias abadias porém o monge recusou todas dizendo que seria abade apenas de uma na qual pudesse criar as normas.
Decidiu então o príncipe a construir um local para o sacerdote. Além do terreno cedeu 27 mil carneiros, ouro e financiou a construção.
A construção era um prédio de forma hexagonal cuja característica mais marcante (fora o tamanho) era a ausência de muros. Segundo o príncipe tal abordagem evitava “ murmúrios, inveja e conspiração”. Nela havia belas galerias, inúmeros adornos, teatro, piscinas, terrenos para jogos, os quartos possuíam grandes espelhos de cristal emoldurados por ouro,
Ali não havia relógios, pois “contar as horas é uma verdadeira perda de tempo”. Haveria tanto homens quanto mulheres e não apenas um dos sexos. Aceitariam casados, ricos e pobres. Eram livres para deixar o local quando fosse da vontade, acordavam quando desejavam e não eram obrigados a nada. A única regra era: “ Faça o que quiseres ”.
Foi a mais heterodoxa abadia que já existiu naqueles tempos.
Abra had abra - a palavra do Æon de Hórus, emitida por Crowley durante o Grau de Magus. Soma 418, sendo a fórmula da Grande Obra. A palavra foi confirmada a Crowley, durante a Visão e a Voz, no Æthyr 27. O Anjo do Æthyr disse: "A palavra do Æon é MAKHASHANAH". Crowley não acreditou, pois sabia que a palavra era "ABRAHADABRA".Recorrendo a Cabala, descobriu que a gematria resultava em 418. O aparente erro foi uma prova de que o Anjo estava certo.
Também chamada de Palavra de Duplo Poder.
Note que ela possui 11 letras: 5 iguais e 6 diferentes. Simboliza o pentagrama unido com o hexagrama.
Veja 418.
Abramelin - magista judeu cuja obra influenciou intensamente a magia ocidental, através do livro escrito por Abraão o Judeu, Magia Sagrada de Abramelim, o Mago. Tal livro foi apresentado a Crowley, por seu instrutor e co-fundador da A.·.A.·. G.C.Jones.
Ver Adeptus Minor e Carta de Motta a Metzeger.
Abraxas - divindade dos gnósticos Possuía cabeça de galo e pernas em forma de serpentes
Adad - equivalente a Hadit, na cultura sumeriana.
Adonai - um dos nomes do Deus hebraico. Crowley quando usava este nome, referia-se a seu Sagrado Anjo Guardião.
Agapé - palavra grega para Amor, possui relação com a palavra Thelema, pois somam 93: "Amor sob Vontade".
Aleister Ataturk - apelido que Crowley deu ao seu filho com Patricia 'Diedre' MacAlpine, Randall Gair. Nascido em 1937 estava com o pai na hora da morte. Em 1955 foi morar nos E.U.A. com Karl Germer. Posteriormente passou a receber uma pensão da O.T.O. Califado.
Anima - parcela da consciência humana masculina opositora da noção que a pessoa possui de si mesma (persona). Sendo o indivíduo um ser do sexo masculino, anima representa o oposto: o feminino.
A anima exterioriza-se, já que é uma personalidade oriunda das profundezas do inconsciente, na projeção do homem nas mulheres que lhe tocam emocionalmente (mãe, esposa, namorada, etc). Na anima estão as fraquezas do homem, adquiridas durante o seu desenvolvimento. A principal figura feminina, a mãe, representa a proteção da persona, contra o conteúdo do inconsciente, a anima. Posteriormente, a função da mãe pode ser transferida para a esposa.
Animus - equivalente do anima nas mulheres. Sendo uma personalidade de caráter compensadora da persona, o animus é masculino. Porém, diferente do homem, o animus manifestasse na forma de opiniões coletivas, onde a mulher, instintivamente, traça uma lógica oriunda do inconsciente, e não baseada em uma sequencia lógica, cartesiana de raciocínio. Enquanto no homem, os seus caprichos vem do inconsciente, nas mulheres as opiniões advém desta área oculta.
Anu - equivalente a Nuit, na cultura sumeriana.
Anúbis - deus chacal egípcio, guardião dos túmulos e guia para o além vida.
APOPANTUS KAKO DAIMONOS - em grego " afasta-te espírito do mal". Normalmente citado com o sinal de banimento. No Novo Testamento, Jesus Cristo diz isso ao Demônio quando tentado no deserto.
Baphomet - síntese de vários conceitos mágico -místicos, mais conhecida por sua relação com os Templários e a Maçonaria.
Segundo Eliphas Levi:
"O bode que é representado no nosso frontispício, traz na fronte o signo do pentagrama, com a ponta para cima, o que é suficiente para fazer dele um símbolo de luz; faz com as mãos o sinal do ocultismo, e mostra em cima a lua branca de Chesed e embaixo a lua preta de Geburah. Este sinal exprime o perfeito acordo da misericórdia com a justiça. Um dos seus braços é feminino, o outro é masculino, como no andrógino Khunrath, cujos atributos tivemos de reunir aos do nosso bode, pois que é um único e mesmo símbolo. O facho da inteligência que brilha entre seus chifres é a luz mágica do equilíbrio universal; é também a figura da alma elevada acima da matéria, como a chama está presa ao facho. A cabeça horrenda do animal exprime o horror do pecado de que só o agente material, único responsável, deve para sempre sofrer a pena: porque a alma é impassível por sua própria natureza, e só chega a sofrer, materializando-se. O caduceu, que está em lugar do órgão gerador, representa a vida eterna; o ventre coberto de escamas é a água; o círculo que está em cima é a atmosfera; as penas que vem depois são o emblema do volátil; depois, a humanidade é representada pelos dois seios e os braços andróginos desta esfinge das ciências ocultas.
Eis dissipadas as trevas do santuário infernal, eis a esfinge dos terrores da Idade Média adivinhada e precipitada do seu trono; 'quomodo cecidisti, Lúcifer'? O terrível Baphomet não é mais, como todos os ídolos monstruosos, enigmas da ciência antiga e dos seus sonhos, senão um hieróglifo inocente e até piedoso."
Dogma e Ritual da Alta Magia,
Ed. Pensamento
Uma das teorias de Levi sobre o nome, seria que, ao escreve-lo ao contrário, TEM OHP AB, seria a sigla de uma frase latina que dizia o seguinte: "O Pai do Templo da Paz de todos os Homens".
Crowley usou este nome como motto na O.T.O. Durante seis anos ele tentou descobrir sua exata grafia. Ele sabia apenas que deveria ter 8 letras. Um de seus "Camelos" ( parceiras (os) mágicas(os)) doutora em farmácia, especializada em análises patológicas e posteriormente prefumes, estava fumando ópio, quando passou a ter visões, dizendo que "Um Feiticeiro" gostaria de falar com ele.Como Crowley não era nenhum espiriutalista, não possuia qualquer ótica sagrado sobre o assunto ( mensagens divinas), insistiu em saber a identidade do Feiticeiro. Como teste perguntou: "Se você possuis o conhecimento superior que clamas , diga-me então, como escreve-se Baphomet?" Como o Camelo não sabia nada de hebráico ou grego, ele achou que seria um bom teste. A entidade respondeu que deveria haver um "R"no final ( BAFVMIThR, trocando Ayin por Vau, 6 em vez de 70).Crowley tinha duas teorias: de que seria uma variação do nome grego bafo methis, que significa o batismo da sabedoria, ou que seria uma corruptela de Pai Mithras. A resposta batia com a segunda opção. A soma resulta em 729, um número que nunca antes aparecera nos cálulos cabalísticos da Besta. Significava apenas o cubo de 9. Baphomet era o Pai Mithras ( por isso que os Templários deram esse nome ao ídolo), a rocha cúbica que ficava no canto do Templo.
Blavatisky - fundadora da Sociedade Teosófica, Helena Petrovna Blavatisky, ficou conhecida por ajudar a trazer a filosofia e a religiao oriental para o ocidente. Diz ter mantido contato com dois Mestres Secretos no Tibet, durante sua viagem pelo mundo de 1848 a 1858. Seus mais famosos livros foram Isis sem Véu e A Doutrina Secreta ( disponíveis em português)
Boleskine - casa usada por Crowley durante a operação de Abramelim. Foi vendida a fim de custear a publicação do Equinox Vol.III.
Candomblé - sistema religioso oriundo dos Iorubás na África, e muito difundido no Brasil. Vale-se do trabalho com os Orixás e tem no Brasil a sua representação mais fiel as origens (mais do que na própria África).
Ver Orixás.
Castaneda, Carlos - o antropólogo Carlos Cesar Arana Castaneda tornou-se conhecido por suas experiências com peiote sobre a instrução do índio don Juan e posteriormente don Genaro Flores, um índio Mazatec. Don Juan revelou-se um brujo e também que fora iniciado nos mistérios por um diablero ( espírito maligno, com capacidade de alterar sua forma).
Castaneda via os alucinógenos como um primeiro passo para o aprendizado em relação à mudança do mundo, apesar de don Juan ter conseguido a ensina-lo a obter os mesmos resuiltados sem eles.
Seu mais famoso livro publicado no Brasil foi "A Erva do Diabo".
Chaos Magick - sistema de magia desenvolvido nos anos 70, com base nos trabalhos de Austin Osman Spare, Crowley e outros. O magista do Chaos segue uma filosofia eclética de mutação e adaptabilidade de conceitos mágicos, instalando novas idéias e caminhos, como a Cyber Magick, ou invocação de egrégoras de personalidades culturais, fictícias ou qualquer outra idéia possivelmente aplicável.
O lema do sistema é "Nada é verdadeiro tudo é permitido".
www.iot.org.br
Chefes Secretos - entidades que se encontram na terceira ordem da A.·.A.·.. Podendo ser ou não encarnados. Segundo Crowley, são responsáveis pela evolução humana
Cthulhu - entidade milenar alienígena, criada pelo escritor de horror e ficção H.P. Lovecraft, presente em várias histórias, entre elas "Call of Cthulhu".
Segundo a história, Cthulhu está " morto porém sonhando" na cidade de R'lyeh, um local incerto, talvez nas profundezas do oceano pacífico. Ele é o alto sacerdote de uma antiga raça que governou a Terra antes do aparecimento do homem. É dito que ele apareceu em diversas formas e mitos durante a história, preservado no inconsciente humano. Quando os antigos deuses retornarem, trazendo a destruição e violência, Cthulhu despertará.
Alguns cultuam esse personagem, como a E.O.D. ( Esotérica Ordem de Dagon) que aguarda o seu despertar.
Daimones, Daemones - os gênios da filosofia platônica. Podendo ser o SAG.
Djins - derivados da cultura árabe, os Djins (gênios) eram "bons" e "maus" ao mesmo tempo, assim como o próprio homem. A maioria tem conhecimento deles pela obra Aladin (Al Djin) onde o garoto "domina" essa manifestação de sua mente. Podem ser relacionados com demônios.
Eckenstein, Oscar - instrutor de alpinismo de Crowley, e posteriormente também em magia. Mostrou a ele o valor do controle mental através de técnicas Iogues, retirando dele a visão romântizada da magia. Segundo Crowley, foi o homem de maior e mais nobre moral que já encontrara.
Egrégora - concentração de um (s) pensamento (s) comum (s) a um grupo, podendo causar alterações no plano astral, físico e mental. Ver larva astral.
Enoquiano ( sistema de magia) - sistema desenvolvido por John Dee e pelo vidente Edward Kelley no sec. XVI. Através de um sessão de vidência numa bola de cristal, os dois estabeleceram comunicação com supostos anjos, que lhes passaram um tipo de linguagem nativa dessas entidades. Junto passaram um alfabeto de 21 letras ( um verdadeiro idioma com regras próprias de gramática), 19 invocações e conhecimentos ocultos. Segundo a história, as palavras possuem um poder tão grande ao serem pronunciadas, que foram passadas de trás para frente.
Aleister Crowley usou tal sistema na concepção do Liber 418, A Visão e a Voz.
Equinócio dos Deuses - período da mudança de Æons.
Esfinge - glifo místico de extrema importância no estudo do ocultismo, caracterizada visualmente por ser uma mistura de 4 animais: Leão, Touro, Homem e Águia. Basicamente representam os 4 elementos, através dos verbos do magista: Saber, Ousar, Querer e Calar. Várias outras associações podem ser feitas, como com o Tetragramaton e o processo de desenvolvimento criativo:
Exu - oriundo da cultura afro - brasileira, mais especificamente do Candomblé. Exu é o Ori - xá responsável pela intermediação dos homens com as divindades. É o mais humano deles, sendo " bom " e "mal" ao mesmo tempo, imerso na contradição humana. É o fogo criativo e essencial ao homem, o impulso natural. É irreverente e criativo. Adora provocar discórdia.
Seu nome significa "esfera", e representa a totalidade de seu alcance: todo o plano terrestre.Como não tem compromisso com que é " certo", não sente-se obrigado a seguir os comandos de quem não o respeita.
Na Qabala, seu reino está em Malkuth (ver). Suas cores são o vermelho e o preto, e guarda analogia com o deus grego Pan. O Saci - pererê é uma versão mais branda da entidade.
Ver Orixás.
Fênix - o pássaro que sempre renasce das cinzas e também o motto secreto de Crowley na O.T.O.
Frater - irmão. Plural, frati.
Frater Ever - um dos mottos de Marcelo Motta.
Gematria- Segundo Crowley: "conceito baseado no valor relativo das palavras. Palavras com valor numérico iguais explicam-se podendo se estender a frases. Assim a letra Shin, Sh, é 300 sendo equivalente ao número obtido pela soma das letras das palavras RVCh ALHIM, Ruach Elohim, o espírito de Elohim sendo assim, o símbolo do espírito de Elohim." O exemplo mais conehcido está ligado a principal palavra em sua obra: "Aqui há um Arcano Velado, pois no idioma grego AGAPE- Amor, tem o mesmo valor numérico que THELEMA - Vontade. Por isto nós compreendemos que a natureza da Vontade Universal é Amor "
Gnosticismo/Gnose - sistema religioso cujo início deu-se no começo da era cristã.
Considerado por muitos como resultado da interação do judaismo, cristianismo e as filosofia
religiosas do oriente. Possui seus próprios textos sagrados, sendo que o principal é o
Evangelho de Tomás.
Segundo o mito gnóstico existe um deus perfeito, puro, imaculado, vivendo no paraíso.
Tal deus gerou outros seres divinos (aeons), com, metaforicamente falando, os sexos definidos.Eles também são capazes de gerar proles perfeitas em si mesmas contanto que as gerem utilizando um parceiro do sexo oposto.
Um dos aeons, Sofia, decidiu gerar sozinha um filho sem a ajuda de um parceiro. O resultado foi um deus imperfeito e mal formado, chamado de Yaldabaoth. Consciente do erro, Sofia joga seu filho numa região separada do cosmo.
Tal entidade mal formada e ignorante, vendo-se sozinha, acredita ser o único deus. Ele então cria a Terra e os seres humanos. Sendo frutos de um deus imperfeito, somos igualmente incompletos, num mundo ilusório.
Este deus, é o deus da Bíblia (antigo testamento).
Cristo seria um enviado do verdadeiro deus perfeito, oriundo de outro plano de existência ,mandado para nos ajudar a enxergar a verdade e nos libertarmos desta ilusão em que fomos gerados, escapando das armadilhas da matéria e alcançando as altas regiões espirituais. Tal processo ocorre através da consciência da nossa verdadeira natureza e origem. Porém, existem os Archons, entidades criadas para nos manter na ilusão, detendo a jormada espiritual.
Gnose significa "conhecimento".
Grande Obra - termo tirado da alquimia para simbolizar a busca da auto-compreensão humana.
Gunas - Sattvas, Rajas e Tamas, derivados da cultura hindu são os três princípios inerentes a criação, sendo relacionados a outros conceitos de tríades:
Sattvas
• harmonia, calma, ordem.
• sal
• letra Aleph
Rajas
• energia, atividade
• enxofre
• letra Shin
• Yang
Tamas
• escuridão, inércia
• mercúrio
• letra Men
• Yin
Gurdjieff, George Ivanovitch - Nascido em 1° de Janeiro de 1887, na cidade de Alenxandrópolis, tornou-se uma personalidade expoente do final do sec.XIX ate meados do XX. Dedicou-se à busca espiritual, porém, continuando a ser um cristão ortodoxo, percorreu grande parte da Europa, Rússia e Ásia atrás de suas respostas, possuindo uma vida atribulada, onde talvez, só se encotre par em Crowley.
Teve uma obra pequena e de muita influência, muitos textos relativos a ele foram escritos por seus discípulos anos depois (ele não permitia que seus alunos escrevessem durante as suas reuniões). Durante anos, fez buscas incessantes sobre conhecimentos ocultos que culminaram em experiências e sabedoria vindas especilamente da Ásia central. Seus ensinamentos estavam relacionados a necessidade da prática diária, danças sagradas e principalmente ao auto conhecimento. Possui um trabalho muito interessante sobre o eneagrama. Sua relação com a A.·.A.·. esta na busca do "conheça a ti mesmo", sempre trabalhando e nunca descansando, na batalha diária que culmina na "Grande Obra".
Faleceu em 29 de Outubro de 1949.
" Klipling disse certa vez, que esses gêmeos - com isso indicava o Oriente e o Ocidente - jamais se poderiam entender. Mas, na vida de Gurdjieff, em sua obra e em sua palavra, há uma filosofia saída das profundezas da sabedoria da Ásia, há alguma coisa que o homem do Ocidente pode compreender. E na obr desse homem e em seu pensamento - no que fez e na maneira como fez - o Ocidente encontra-se verdadeiramente com o Oriente".
Frank Lloyd Wright
" Encontro com Homens Notáveis" - Ed. Pensamento
http://www.4c.com.br/
http://www3.mistral.co.uk/gsg/
I.A.O. - o grande deus dos gnósticos, representa o ciclo de vida, morte e ressurreição ( Isis, Apophis, Osíris).
IO PAN - invocação ao Grande Tudo. Ver Liber XXV.
Iunges - um espírito guardião, arcanjo pessoal de cada um, de acordo com os Oráculos de Zoroastro.
IHVH - o Tetragramatom, um dos nomes do Deus hebráico, cuja pronuncia verdadeira é desconhecida. Possui diversos significados e associações, porém a mais comum seria com os 4 elementos.
Jeheshua - Jesus em hebraico. Na sua Carta a um Maçon, Marcelo Motta desvela seu significado totalmente.
Jung, Carl Gustav - grande psiquiatra suíço cuja obra, referente a sonhos, mitologia, simbolismos, tem grande valor no ocultismo. Desde pequeno mostrou sensibilidade à fenômenos desse tipo, dizia que, quando garoto, possuia duas personalidades e a outra seria a de um velho sábio que influenciou o seu pensamento por toda vida. Vivenciou pre-cognições, clarividência entre outros. Sua mãe e avó eram videntes ( de desencarnados).
Foi muito influenciado por Freud, mas ambos romperam após divergências ( Jung discordava da ênfase de Freud na sexualidade em relação a base do comportamento humano, pois relegava a segundo plano, os aspectos da psiquê , do paranormal e do incosciente coletivo). O rompimento foi tão traumático, que Jung entra numa fase de fantasias pscóticas, onde experimenta vários fenômenos paranormais. Passa a penetrar mais no assunto dos mortos, onde começa a ouvi-los falar.
Dando continuidade a sua obra, vivencia uma experiência em 1944, durante um ataque cardíaco, onde saiu do corpo através de um facho de luz e sobrevoou a Terra e,em seguida, entra num templo e, à direita, havia um hindu negro na posição de lótus. Sabendo que estava sendo esperado, Jung sente suas sensações e desejos humanos se esvaírem, e torna-se consciente que dentro, ele compreenderia o significado de sua vida. Nesse momento, o seu médico aparece na forma do sacerdote-curandeiro do templo do deus romano da saúde, Aesclepius, chamando-o de volta à Terra. Jung, a contragosto e resentido com o médico, voltou. Ele soube que o médico iria morrer, fato que se consumou pouco depois.
Após isso, teve outra visão na qual era Adão e uma Judia, e sua enfermeira o ensinou o mistério do sagrado casamento com o divino.
Em 1955 sua esposa morre, e ele constrói um castelo onde grava vários símbolos alquímicos e místicos nas paredes, significando um ganho deconsciência em sua velhice.Lá desenvolveu estudos sobre o I Ching, alquimia, sincronicidade, o estudo do Self e estudou o Livro Tibetano dos Mortos, pois acreditava em reencarnação.
Três dias antes de morrer, Jung teve mais uma de suas visões, onde previa a chegada de sua morte: uma das imagens, foram de três raízes de árvore entremeadas com ouro (o símbolo alquímico da conclusão de um processo).
Quando moreu, uma grande tempestade assolou a cidade onde vivia e um raio partiu a árvore que mais gostava.
Obra
As teorias psicológicas de Jung encontram forte sintonia com a evolução sephirótica. Para ele, o “inconsciente” é uma entidade viva, independente do “ego” (a consciência superficial) e livre de noções de moral sócio/cultural. A auto-realização (individuação), é o encontro do ego com o inconsciente e uma das formas de comunicação entre eles, são os sonhos, cuja linguagem simbólica/visual, foi esquecida através da utilização constante da pura razão.
Ao se entregar a esse inconsciente, o “self”, o ser humano será guiado por uma força além da compreensão, o verdadeiro centro de cada um.
Outra teoria formulada por ele, foi a do Inconsciente Coletivo (magicamente , o plano astral ou arquivo akástico). Segundo Jung, o inconsciente de cada indivíduo, forma com o de todos os outros, um só inconsciente, resultando disso, uma grande massa de experiências e conhecimentos, oriundos de todos aqueles que já viveram e que vivem. Uma das formas de manifestação a nossos olhos, seria a Sincronicidade, fenômeno percebido através de coincidências de eventos não relacionados, possuindo ligação com conceitos psíquicos.
Jung incentiva o ser humano e mergulhar nas profundezas do inconsciente, descobrindo suas frustrações e defeitos (a Sombra), supera-los descobrindo o verdadeiro eu. Quando o ego recusa-se a voltar para dentro de si e enxergar que ele mesmo é uma ilusão, o resultado manifesta-se em doenças, fracassos e às vezes, morte.
Nesse ponto entra a teoria e Freud, onde muitos de nossos desejos recalcados e frustrações sexuais, são depositados no inconsciente, vindo a tona nos perturbando por não serem vivenciados. Ver no tarô a carta da Lua e Frater AHA.
Jung contribuiu também no conceito dos “arquétipos”, símbolos visuais que agem no inconsciente humano e anima e animus, componentes da nossa consciência de suma importância para a evolução espiritual. Ver Neófito.
Kardec, Allan - o francês Hippolyte Leon Denizard Rivail ficou conhecido por sua filosofia, o Espiritismo, criada em cima do movimento espiritualista europeu durante o sec.XIX. De forma geral, prega a utilização de espíritos desencarnados para cura e auxílio e trabalha muito no conceito de reencarnação ( e karma), com um único deus como divindade suprema.
O Brasil é o país onde o sistema de Kardec é mais presente, tendo como destaque o médium Chico Xavier.