A.·. A.·.
A+-
Probacionista

apêndice

S.R.M.D.

Samuel Lidell MacGregor Mathers foi um dos mais importantes magistas cohecidos, autor e tradutor de várias obras fundamentais no meio mágicko, e um dos fundadores da The Hermetic Order of the Golden Dawn , ou simplesmente Golden Dawn ( Amanhecer Dourado).

Nascido em 8 de Janeiro de 1854, Mathers serviu o exército onde publicou seu primeiro livro: um manual militar. Como é comum, desde cedo interessou-se pelo assunto magia, sendo inclusive convidado a afiliar-se a Sociedade Teosófica de Mme. Blavatsky , porém, declinou o convite.

Pouco tempo depois, foi indicado por seus Instrutores Ocultos a mudar-se para Paris, onde passou o resto de sua vida. Em 4 de Outubro de 1877, tornou-se Maçon. Em 1882, afiliou-se a Sociedade Rosacruciana em Anglia.

Em 1877 funda a Golden Dawn com mais três amigos maçons. Assume sua liderança em 1891 com a morte do Dr. Woodman . Logo depois, desenvolve riruais para a admição na Segunda Ordem: Roseae Rubeae et Aureae Crucis, também chamada R.R. et A.C.

Infelizmente, como em todas as ordens em grupo, os problemas começaram a aparecer: Mathers se desentendeu com Annie Horniman, que ajudou-o e sua família a se sustentarem na França, onde deixou um pouco a ordem de lado para se envolver em política. Mathers, apesar de um excelente magista, era uma pessoa muito autoritária e acabou por romper a amizade de anos com Horniman que foi expulsa da ordem, desagradando muitos. Em 1897 Westcott, um dos fundadores da Golden Dawn , deixa o comando da ordem na Inglaterra, delegando como substituta a atriz Florence Farr, que não soube guiar o ramo inglês.

Em 1900, as coisas começaram a desmoronar definitivamente, Farr e Mathers se desentenderam e este, achando que ela estava fazendo um ardil para colocar Westcott como líder mundial da Golden Dawn , revela que as cartas de Sprengel foram forjadas por Westcott , que por sua vez não se defendeu das acusações

Para piorar a situação, um tal de Aleister Crowley foi iniciado na segunda ordem com apenas um ano como membro da ordem, causando revolta. Mathers enviou Crowley para tomar posse dos pertences do ritual da segunda ordem e William Yeats expulsou ambos da ordem e proclamou-se Imperador da Golden Dawn . Horniman foi reefetivada mas outra cisão ocorreu com a formação de um grupo por Farr chamado Esfera , dedicado a viagens astrais e contatos com os Chefes Secretos .

Em 1901, Mathers foi ludibriado (?) pelo casal de charlatões Sr e Sra. Horos que, de algum modo, convenceram-no de que ela era Annie Sprengel e roubaram rituais de iniciação da ordem.

Desentendendo-se com Crowley, os dois passam a atacar-se mutualmente. Crolwey fala deste ataque em seus "Confessions" :

"Nós retomamos os trabalhos Mágicos, sem nenhuma metodologia, e descobrimos que Mathers estava nos atacando. Ele conseguiu matar alguns de meus cães. Os empregados estavam adoecendo frequentemente. Nós então utilizamos os talismãs apropriados do Livro Sagrado da Magia de Abra-Melin contra ele, invocando Beelzebub e seus quarenta e nove servos. Rose, subtamente, adquiriu o poder da clarividência. Sua descrições desses servos, estão nas pags:39 e 40 do O Bagh-i-Muattar (Posso cita-los: Nimorup, um anão enfezado, com cabeça e orelhas grandes. Possuia lábios cor de bronze esverdeado e babava. Nominon, um grande peixe vermelho esponjoso com uma grande mancha luminosa e Holastri um enorme porco cor-de-rosa).

Como na passagem do Livro da Lei: "Isto tem também um outro uso: que seja colocado ante de mim, e engrossado com perfumes de teu culto: ficará cheio de besouros, tal como ele estava, e coisas sagradas rastejantes a mim", um dia, para meu espanto, indo ao banheiro, descobri em besouro. Como já disse, não tinha muito interesse em biologia, mas esse besouro em especial me chamou a atenção. Eu nunca havia visto nada como isso antes: tinha uns quatro centímetros de comprimento, e um único cifre, tão grande quanto ele. O chifre terminava em uma pequena bola, lembrando um olho. Desse momento em diante, durante uns quinze dias, houve uma praga desses besouros. Eles não estavam apenas em casa, mas nas pedras, no jardim, em todo lugar! Porém, nunca vi nehum fora da minha propriedade. Enviei um espécime para experts em Londres, que foram incapazes de identificar a espécie.


Aqui estava uma prova tátil de Magick. Eu deveria ter me convencido da relevância do Livro da Lei. Em vez disso, tornei-me insensível quanto ao assunto. Tive uma certa sensação de júbilo, da mesma maneira de quando eu estava no Trono do Faraó, na Grande Pirâmide, mas logo passou. Tomei as medidas necessárias para a proteção de Rose e fui jogar sinuca. O ataque, entretanto, prolongou-se mortalmente. Nós colocamos aquecimento central na casa, e constyruímos um pequeno campo de golfe na propriedade.


Ivor e eu estávamos jogando bilhar, após o café da manhã, quando ouvimos gritos vindos da cozinha.Agarrei/ peguei um gaff salmão como arma e corremos. Um dos empregados, tornou-se subtamente maníaco e atacou minha esposa que estava fazendo sua inspeção rotineira das salas. e confina-lo na carvoeira e entrega-lo à polícia. Como as autoridades demoravam a chegar, o maníaco arranhava a porta e tentava a todo custo sair, mas conseguimos conte-lo.
Tão logo Beelzebu fez o seu trabalho, os ataques cessaram e , sem estímulo para praticar Magick, meu interesse foi desaparecendo aos poucos."

Porém, os dois encontraram-se novamente em 1911, durante a audiência do processo por difamação, movido por C.G.Jones, co-fundador da A . · . A . · . contra um jornal. Mathers apoiou o jornal, conseguindo sua vingança: Jones, e outro membro importante da Ordem, Major Fuller, romperam com Crowley afastando-se do trabalho público na A.·. A.·. .

Mathers morre em 5 de Novembro de 1918, contaminado pela Gripe Espanhola.

Sua esposa, Moina, deu prosseguimento a obra do marido na Ordem Alpha et Omega.

 

Keron-E

topo